quarta-feira, 2 de outubro de 2013

30 minutos de exercícios diários reduz em 50% o risco de pressão alta


Estudo diz que quanto mais atividades físicas, maior a 

proteção



Praticar exercícios físicos não é só uma maneira eficiente de afinar a silhueta, mas também uma forma de manter-se livre de doenças e ter uma vida mais saudável. De acordo com um novo estudo, fazer 30 minutos diários de atividades ajudaria a reduzir em cerca de 50% o risco de pressão alta e os problemas recorrentes dela.
Cerca de quatros horas semanais durante os intervalos do trabalho poderiam fazer uma grande diferença, diminuindo as chances de precisar tomar remédios pelo resto da vida. Os pesquisadores levaram em conta 13 estudos em um tempo de 45 anos. Eles tiveram 136.846 participantes nos EUA, Europa e Ásia Ocidental, que tinham inicialmente uma pressão arterial saudável. Entre dois e 25 anos depois, cerca de 15.600 desenvolveram problemas.
Quem se exercitou mais de quatro horas semanais teve cerca de 19% menos risco de desenvolvimento da doença do que aqueles que fizeram apenas uma hora semanal. A pressão alta é um fator de risco majoritário de doenças cardíacas, derrames e falhas nos rins. Só na Inglaterra, cerca de 350 derrames ou ataques cardíacos poderiam ser prevenidos diariamente.
A pressão alta se caracteriza por números que excedem os 140/90 milímetros de mercúrio(mmHg). O primeiro valor, a pressão sistólica, corresponde ao "pico", que ocorre a cada batida do coração. A condição geralmente não apresenta sintomas, por isso passa despercebida ou não tratada em muitas pessoas. Em países desenvolvidos, o risco de ter pressão arterial elevada é de 90% e seis milhões de britânicos usam drogas para controlá-la.
Pessoas com hipertensão, o termo médico, são rotineiramente aconselhadas a mudar seu estilo de vida e comer menos sal, perder peso, beber menos álcool, comer mais frutas e vegetais e se exercitar mais.

Fonte: http://daquidali.com.br/dieta-e-fitness/30-minutos-de-exercicios-diarios-reduz-em-50-o-risco-de-pressao-alta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário