quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Unhas mais fortes


Falta de alguns nutrientes podem prejudicar a saúde das suas unhas


Deixar as unhas lindas e bem cuidadas é a preocupação que a maioria das mulheres têm, mas nem sempre é uma tarefa fácil. Para quem costuma sofrer com a quebra constante é importante saber o motivo pelo qual isso está ocorrendo.



Composta basicamente de queratina, o seu enfraquecimento pode estar relacionado a diversos fatores, como: lavar a louça sem luvas, uso de esmalte inadequado, alergia a algum produto, falta de nutrientes entre outros.
A saúde das unhas está ligada à alimentação da pessoa, por isso, é importante lembrar que dietas muito restritivas contribuem também para que elas fiquem fracas e quebradiças. O nosso organismo sofre com a falta de nutrientes e os primeiros sinais de alerta costumam aparecer nas unhas e cabelos.
Essa deficiência geralmente acontece pela falta de uma alimenação balanceada, o que faz com que os nutrientes responsáveis por te deixar linda (e saudável) não sejam consumidos em quantidade suficiente. Não tem ideia de como manter a sua beleza em dia com a ajuda dos alimentos? Invista em cardápio rico em: cálcio, ferro e vitaminas A, C e do complexo B.
Veja alguns sinais que geralmente identificam a deficiência e saiba como evitá-la:


1- Manchas esbranquiçadas: Podem sinalizar alguma infecção por fungos - micoses - ou ainda carência de vitamina B3, B12 e zinco.

2-Unhas amareladas/manchas amarelas: São muito frequentes em fumantes, porém podem aparecer devido ao excesso no uso de antibióticos, excesso de betacaroteno (precursor da vitamina A, presente em cenouras, mamão) ou ainda pode indicar doenças como diabetes, micoses ou doenças no fígado.

3-Manchas arroxeadas: Podem estar relacionadas com tumores, micoses e má circulação - por exemplo com o uso de medicamentos coagulantes.

4-Manchas esverdeadas, vermelhidão, inchaço e dor ao redor dos dedos: Indicativo de infecções por bactérias ou fungos.

5-Manchas brancas e vermelhas: Indicativo de algum problema renal.

6-Manchas (faixas) pretas: Pode estar relacionado a tumores na matriz ungueal, melanomas (câncer de pele) ou ainda alguma disfunção hormonal.

7-Unhas fracas, secas, quebradiças e com tendência à descamação: Déficit de cálcio, vitaminas A, B e E, zinco. Podem indicar ainda anemia ou hipotiroidismo.

8- Unhas amarelas, espessas e sem crescimento: Distúrbios pulmonares.

9- Ondulações: Geralmente essas ondulações ficam aparentes até mesmo com duas camadas de esmalte e geralmente indicam algum trauma (como por exemplo causado pela espátula de cutícula). Podem indicar também anemia, alguma doença cardíaca ou pulmonar.

Analise sua alimentação e veja se está comendo corretamente, se perceber que pode ser esse o motivo das suas unhas estarem fracas, inclua-os em seu cardápio alimentos correspondentes e garanta mais saúde e beleza para elas. 

Mas não se desespere, ok? Possuir alguma dessas manchas nas unhas não é sinal que você necessariamente tenha alguma doença. Mas é sempre bom ficar alerta aos sinais que o nosso corpo nos manda, e na dúvida sempre consulte um médico!


Fonte: http://maisequilibrio.terra.com.br/unhas-mais-fortes-com-a-ajuda-da-alimentacao-2-1-1-730.html
http://femininapornatureza.blogspot.com.br/2012_11_01_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário