Privação do descanso pode causar doenças sérias como depressão...
Saiba por que dormir bem é tão importante para o seu bem-estar...
Mais do que proporcionar descanso físico e mental, uma boa noite de sono é capaz de melhorar a irritabilidade e, de quebra, te deixar com a aparência renovada e muito mais atraente. Afinal, não dá pra ser linda e poderosa com olheiras que chegam até a bochecha, não é mesmo? De acordo com os pesquisadores suecos do Instituto Karolinska, a relação entre sono e aparência está mais do que comprovada e afirmam: "o sono de beleza funciona mesmo, já que as pessoas mais descansadas tem aspecto mais atraente". E, não é só a privação de sono que pode causar problemas à sua saúde, dormir de maneira irregular também contribui para o aumento de peso.
Ou seja, não adianta dormir três ou quatro horas durante dias e depois passar o domingo inteiro dormindo ‘para compensar’, isso também não é saudável.
Segundo estudo da Universidade de Chicago, EUA, publicado no "Journal of American Medical Association", dormir poucas horas por noite ou passar uma noite em claro estimula a produção de grelina - hormônio que aumenta a fome e os estoques de gordura, além de reduzir o ritmo do metabolismo. O nutrólogo e especialista em metabologia Mohamad Barakat explica que a leptina, hormônio liberado durante o sono, ajuda a controlar a sensação de saciedade. "Pessoas que permanecem acordadas, por períodos superiores ao recomendado, produzem menor quantidade de leptina, resultando em maior necessidade de ingerir carboidratos, o que pode evoluir para a obesidade". Como se não bastasse, a privação do sono pode comprometer a produção de hormônios que desempenham papéis vitais no funcionamento do nosso organismo, como o hormônio do crescimento (GH). "Este hormônio é fundamental, pois mantém o tônus muscular, o que evita o acúmulo de gordura, melhora o desempenho físico e combate a osteoporose", aponta o especialista.
Para as magrinhas insones que não acreditam muito nisso, engordar é o menor dos males. Pessoas que dormem mal também estão mais propensas a desenvolver síndrome metabólica e diabetes. Pelo menos é o que garantem os pesquisadores americanos do Brigham and Women’s Hospital, que comprovaram que o sono irregular afeta também a produção de insulina, aumentando os níveis de glicose no sangue. "Durante o sono ocorrem processos no metabolismo que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio ou em longo prazo", comenta Barakat. Por isso, se você quer viver mais e melhor, durma bem!
Não consegue dormir sem ficar horas a fio se revirando na cama? Nós separamos algumas medidas simples que podem te ajudar a driblar a insônia.
Diminua o ritmo - Antes de pegar no sono faça uma atividade relaxante, que descanse o corpo e a mente e diminua o ritmo da badalação, como ler um livro, ouvir uma música calma ou um banho demorado.
Alongue o corpo - Uma forma de relaxar e evitar dores no corpo no dia seguinte é o alongamento. Com movimentos mais tranquilos durante a noite, o alongamento aquece a musculatura, evita lesões, problemas ortopédicos e dores musculares.
Apague as luzes - Foi comprovado cientificamente que para uma noite de sono plena é necessário que o ambiente esteja escuro. A luz prejudica os ciclos biológicos e prejudica na produção hormonal, já que quando dormimos na claridade as produções de cortisol e melatonina são interrompidas, dando uma sensação de cansaço pela manhã.
Coma alimentos leves - Fazer refeições antes de deitar, principalmente ingerir alimentos que promovem o aumento dos níveis de insulina (acionando assim o metabolismo), pode influenciar na má qualidade do sono. Quanto maior a refeição noturna, maior dificuldade de digestão e pior o sono.
Tome um bom banho - Além de tirar todas as impurezas do corpo acumuladas durante o dia, o banho ajuda a refrescar e principalmente, relaxar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário