segunda-feira, 27 de abril de 2015

Saiba como cuidar dos pés e unhas do bebê

Um problema simples de resolver, mas muito desconfortável, costuma passar despercebido pelos pais: a falta de cuidados com as unhas do pé da criança. Dores causadas porque ele esperneou demais, e acabou batendo em alguma coisa, ou um cantinho de unha que inflamou incomodam bastante e, nem sempre, recebem atenção merecida. Veja a seguir como manter os pés do bebê bem cuidados com as dicas da Junior Baby. 


CORTE AS UNHAS COM CUIDADO

O melhor momento para isso é quando o bebê está dormindo. Lembre-se de lavar as mãos antes de começar e usar instrumentos esterilizados. Procure fazer um corte reto que deixa os cantos crescerem para fora da pele. A manutenção deve ser feita a cada 20 dias. 


UNHAS ENCRAVADAS

Além de cortar as unhas, evite macacões ou meias que apertem os pés do bebê. Isso evita inflamações nas unhas. Opte por calçados que permitam o crescimento dos pés. 


CALÇADO IDEAL

Procure modelos com formato anatômico, presença de uma palmilha elevada na região do arco longitudinal – aquela curvinha na parte de dentro do pé – solado antiderrapante e material firme e estável – solados de borracha e couro bem molinho com revestimento interno de tecido, são boas opções. 


HIGIENE ADEQUADA

O pé precisa ser cuidadosamente enxugado após o banho, especialmente entre os dedos. Isso evita o mau cheiro e os fungos e bactérias que se desenvolvem em locais úmidos. 

DE OLHO NA CURVATURA

Alguns bebês podem ter pouca curvatura dos pés. Mas, na maioria das vezes, isso não é motivo de preocupação até os cinco anos de idade, quando o formato dos pés finalmente se define. Os ossos do pé são pequenos e frágeis e podem se deformar com calçados inadequados ou o modo de caminhar errado. Ao notar alguma alteração, procure o pediatra e verifique se há necessidade de alguma correção ortopédica. 


PROTETOR SOLAR

Os pés não devem ser esquecidos na hora de passar protetor solar. A pele do bebê é bem mais fina e delicada que a de um adulto e, por isso, ainda mais sensível aos raios solares. Seja na praia ou quando o bebê ficar descalço em um ambiente ao ar livre, mãos e pés precisam estar protegidos contra os raios ultravioletas. 



Fonte: minhavida.com.br

Imagens: Free Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário