quarta-feira, 29 de abril de 2015

Estimule o bebê a falar com dicas fáceis

Ele mal abre a boca e os pais já começam a imaginar coisas, de tão esperada que é a primeira palavra do bebê. A partir dos seis meses o bebê já expressa as primeiras sílabas e, com 12 meses já há chance de ouvir “mamãe” ou “papai”. Algumas crianças demoram um pouco mais, o que não deve ser encarado como um problema pelos pais. Veja a seguir alguns cuidados que se deve ter ao estimular a fala do bebê com as dicas que a Junior Baby traz para você. 


DIGA SEMPRE A PRONÚNCIA CORRETA


Desde os primeiros meses, o bebê tenta imitar o que vê: movimentos de boca, piscadas de olhos, sorrisos e com os sons não é diferente. Se ele aprender errado, pode ter trabalho mais tarde para conseguir corrigir. 


FALE DE FORMA NATURAL

Não fique infantilizando a voz quando for falar com o bebê. É preciso que ele se sinta inserido nas conversas entre os pais com o máximo de naturalidade. 

OLHE PARA ELE E MOSTRE SUA BOCA

O conceito visual é muito importante para estimular a afetividade e incentivar o bebê a se espelhar em você. Quando ele consegue ver o movimento da boca, entende o modo como o som é produzido e pode imitar melhor. 


CUIDADO COM A EUFORIA

Quando o bebê começa a balbuciar as primeiras palavras, vale incentivá-lo mostrando que você está contente, mas com limites. Muita euforia por conta da ansiedade dos pais pode assustar a criança e atrapalhar seu desenvolvimento. 

NÃO DEIXE A CRIANÇA ACOMODADA

Mimar demais prejudica tanto o comportamento quanto o desenvolvimento do bebê. Se tudo o que ele quer está na frente dele toda hora, sem precisar chorar, apontar, tentar balbuciar ou fazer qualquer sinal, não há estímulo para que ele melhore a comunicação. 


BRINQUE BASTANTE

O ato de brincar também é ensinar. Os pais que brincam com os filhos, estimulam o aprendizado e passam a olhar e entender como é o próprio bebê, quais são os seus comportamentos. 

APROVEITE SITUAÇÕES DA ROTINA

Quanto mais a criança for exposta à linguagem, melhor será seu desenvolvimento. Aproveite e conte histórias, cante músicas e diga o que você está fazendo na hora do banho, de dormir ou outros momentos do dia. 


DESLIGUE RÁDIO, TV E COMPUTADOR

A competição da fala dos pais com o som de outros aparelhos pode atrapalhar o entendimento e a concentração do bebê. Esses meios não podem ser o principal elemento de estimulação. 


Fonte: minhavida.com.br

Imagens: Free Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário