A vitamina A é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças, principalmente na faixa etária até os cinco anos. A importância do nutriente vai desde o aprimoramento da visão, até proteção contra doenças e reforço da imunidade. Para entender os risco dessa carência nutricional, confira a seguir as informações que a Junior Baby traz para você.
PARA ENXERGAR MELHOR
As células da retina usam a vitamina A para fornecer os ajustes da luminosidade e educar o cérebro quanto à noção de claro e escuro. A carência deste nutriente afeta o desenvolvimento dessa habilidade e pode levar ao ressecamento da córnea – nas situações extremas, isso torna a membrana espessa e opaca a ponto de causar cegueira irreversível.
CRESCER COM SAÚDE
A mortalidade infantil chega a diminuir 33% quando há suplementação de vitamina A em crianças de seis meses a cinco anos de idade. Alimentos ricos deste nutriente são responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento do esqueleto.
PELE MAIS RESISTENTE
Tombos, aranhões e machucados são comuns na infância e a recuperação rápida depende diretamente da presença de vitamina A no organismo. Ela atua na manutenção dos tecidos que formam a pele, e quando há falta do nutriente, pode ocorrer ressecamento e enfraquecimento dos tecidos.
IMUNIDADE NOTA 10
Se falta vitamina A, a síntese desse tipo de linfócito é afetada, cai a imunidade e o organismo torna-se mais receptivo a vírus e bactérias perigosas.
PROMOVE ABSORÇÃO DE FERRO
A carência de vitamina A afeta negativamente a absorção do ferro e isso dificulta a transmissão do oxigênio através das células. O sangue com oxigênio alimenta, praticamente, todas as funções do organismo, por isso, a carência de ferro e de vitamina A está relacionada a uma variedade tão grande de problemas e precisa ser evitada a todo custo.
Fonte:minhavida.com.br
Imagens: Free Google e minhavida.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário