Cardiopediatra explica o que é e como lidar com a doença
O que era para ser apenas uma consulta de rotina termina com um frio na barriga e uma preocupação inesperada: seu bebê tem sopro no coração. Apesar do impacto inicial, essa é uma disfunção comum em recém-nascidos. Então, se o seu filho nasceu com o problema, não há necessidade de se desesperar, segundo Gabriela Kuraim, cardiopediatra formada pelo InCor.
De acordo com ela, muitos são os fatores que podem impulsionar o sopro, inclusive a adaptação da saída do útero para a vida. O melhor, no entanto, é que segundo a especialista, a disfunção possui fácil tratamento. Dependendo do local ou do tamanho, a cirurgia que já é simples, pode nem ser necessária. Além dos casos em que o furinho se fecha por conta própria, muitas vezes é possível conviver com o sopro apenas com a ajuda de medicamentos. Mas Gabriea Kuraim ressalta: "é essencial ir ao pediatra do seu filho tirar qualquer dúvida e, se houver alguma suspeita, encaminhar a criança para o cardiopediatra, que estará preparado para lidar com a doença do bebê".
Cuidados na gestação
Ainda durante a gravidez é possível verificar a existência de algum problema no coração da criança com uma ecocardiografia. “É como um ultrassom normal, com o mesmo gel, mas focado no bebê e no coração, para já identificar qualquer má formação”, explica a médica. De acordo com Gabriela, esse exame existe na rede pública, mas como não está entre os de rotina, é necessário solicitá-lo ao médico. Outra opção para não pagar pelo procedimento é procurar os hospitais escola, que precisam de mães para fazer o exame.
O resultado da ecocardiografia, segundo a especialista, pode ser uma grande ajuda na hora do parto, já que com o prenúncio de problemas a futura mãe tem a possibilidade de procurar um hospital especializado. “Em um local que não tenha profissionais preparados para lidar com irregularidades no coração dos bebês, pode acontecer do profissional não ouvir o sopro e tardar o tratamento”, diz.
Apesar do benefício do exame, a doutora Gabriela conta que em certos casos a criança nasce com o coração normal, mas pode adquirir o problema. O sopro pode ser consequência de alguma infecção viral ou bacteriana, por exemplo.
Como perceber?
O sopro consiste em um buraquinho no coração, que pode ter vários tamanhos e gravidade nos sintomas. De acordo com a especialista, quanto menor o sopro, menor a severidade, apesar de o barulho ser maior. Independente do grau, a médica ressalta que “o excesso de cuidado nunca é demais e, assim que perceber qualquer sintoma, é bom levar logo no pediatra, que deve encaminhar para um cardiopediatra”.
Ela explica que apesar de ser normal o bebê parar para respirar ao mamar, se isso ocorrer muitas vezes e o cansaço da criança for visível, pode ser um sinal de sopro. “Você percebe que a criança está cansada quando vê a barriguinha afundar e a respiração é cansada e até ofegante”, explica a cardiopediatra.
Outros sinais importantes são muito suor, principalmente na cabeça e durante esforço (como na hora de mamar), mãos e pés gelados, desmaios e o aparecimento de marcas roxas. “Não como hematomas, mas o bebê fica roxo mesmo em volta da boca, na testa e em volta dos olhos”, diz a doutora Gabriela. Além disso, se o sopro causar hiperfluxo sanguíneo, o bebê pode não ganhar peso, como se tivesse metabolismo muito acelerado.
Sem desespero
Pode acontecer do sopro fechar sozinho, principalmente quando o furo for muito pequeno. Dependendo da localização, pode ser que nem seja necessário algum tratamento. Ainda assim, é de extrema importância, ao perceber qualquer sinal estranho, encaminhar logo para o pediatra. Tratar o quanto antes é importantíssimo, afinal, como a especialista faz questão de frisar, “o excesso de cuidado nunca é demais”.
Fonte: http://daquidali.com.br/conversa-de-mae/seu-bebe-nasceu-com-sopro-no-coracao-lide-com-o-problema-sem-sustos/
Obrigada pelo esclarecimento, fiquei tão triste e preocupada com meu bebe,que nasceu com sopro. O pediatra encaminhou para o cardiopediatra,estou aguardando a consulta espero que esteja e fique tudo bem 😢
ResponderExcluirQuando o Buraquinho do sopro aumenta de 7 mm p 9 mm e muito perigoso
ResponderExcluir