quinta-feira, 20 de março de 2014

Intolerância a Lactose




intolerância à lactose é um distúrbio bastante comum e afeta pessoas de todas as idades. A intolerância ocorre por uma produção insuficiente, ou pela falta de produção, da enzima lactase, responsável pela digestão da lactose, um açúcar encontrado no leite e produtos lácteos em geral.

Caso o indivíduo com intolerância à lactose ingira quantidades consideradas grandes desses alimentos, o açúcar que não pode ser absorvido pela mucosa intestinal, é rapidamente fermentado pelas bactérias da flora intestinal, o que provoca distensão abdominal, gases e cólicas, podendo ainda causar diarreia, sendo que as gravidades dos sintomas dependem da quantidade de alimentos com estes açúcares que foram consumidos.
O diagnóstico é feito normalmente pela observação dos sintomas descritos acima, seguido de exames clínicos.
O tratamento é 99% uma dieta alimentar, evitando o consumo de alimentos que contenham lactose.
Nos casos de intolerância basicamente a lactose, alguns queijos, leites com baixo teor de lactose, iogurtes e leite fermentados, podem ser consumidos sem apresentarem os sintomas desta intolerância. Porém, os sinais de intolerância podem não estar presentes somente no consumo de lactose, e sim de leite e todos os seus derivados e adicionados, mostrando então uma intolerância mais importante, a própria proteína do leite de vaca.
Neste segundo caso, substituir o leite de vaca pelo de soja pode não ser a melhor solução.
Para manter então o consumo de cálcio diário opte por: peixes, frutas oleaginosas, vegetais escuros (couve, brócolis, espinafre), aipo, semente de gergelim, repolho, tofu, alimentos integrais...
Alimentos como: atum, castanhas, nozes, salmão, cenoura, abóbora, damasco, e um pouco de sol diariamente fazem parte de uma melhor absorção e utilização deste cálcio pelo seu organismo.



Fonte: http://nutricionistasumayabrandao.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário