quarta-feira, 5 de março de 2014

Uso de analgésicos durante a gravidez pode causar hiperatividade na criança


Estudo mostra que o uso prolongado de paracetamol pode 

não fazer bem ao bebê




Os filhos de mulheres que fazem uso de analgésicos com paracetamol na fórmula têm maiores chances de desenvolver Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, alerta uma nova pesquisa realizada na Universidade de Aarhus, na Dinamarca. A doença, conhecida como TDAH, é marcada por sintomas como dificuldade de concentração, impulsividade e comportamento irrequieto.
Divulgada no periódico científico "Jornal da Associação Médica Americana", a pesquisa ajuda a mudar algumas recomendações normalmente feitas às gestantes, tais como o uso de paracetamol como o medicamento analgésico mais seguro para as futuras mamães. O estudo dinamarquês ainda sugere que os meses mais arriscados para tomar o medicamento estão entre o segundo e o terceiro trimestre da gravidez, elevando a probabilidade de a criança se tornar hiperativa em 75%.
Durante o estudo, os pesquisadores analisaram dados de 64 mil gestantes, cruzando informações sobre o consumo de paracetamol na gravidez e o comportamento dos filhos sete anos após o nascimento. Para completar o trabalho, eles também compararam os dados de crianças que tomam medicamentos para TDAH ou apresentam hiperatividade cinética (uma forma mais grave do transtorno) com o uso prolongado de paracetamol durante a gravidez da mãe. O resultado, mais uma vez, foi que o consumo do medicamento também influencia no desenvolvimento dos distúrbios.
Ainda que essa seja a conclusão, outros estudos demonstraram que o paracetamol não causa má formações no bebê e, por isso, é considerado um remédio seguro para as grávidas. A dica que vale, no entanto, é de nunca usar medicamentos sem a prescrição e o acompanhamento do médico -- cuidado que deve ser redobrado no gestação.

Fonte: http://daquidali.com.br/conversa-de-mae/uso-de-analgesicos-durante-a-gravidez-pode-causar-hiperatividade-na-crianca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário