Pais devem participar da rotina das crianças para facilitar as
tarefas do dia a dia
As férias do meio de ano são preciosas para recarregar as baterias para mais um semestre de muito estudo. Voltar à rotina de aulas, provas e horários bem definidos, no entanto, pode ser bastante complicado para as crianças, que querem curtir cada segundinho de descanso e diversão. Os pais podem ajudar a fazer dessa transição mais suave e afetiva com algumas dicas certeiras.
Descansar é preciso
“O descanso é o melhor amigo do bom desempenho escolar. Uma boa noite de sono dá disposição e ajuda na assimilação de conteúdos. Apesar dos inúmeros itens de diversão que insistem em tirar o sono, como vídeo game, internet e televisão, tem-se que ficar atento para garantir entre sete e oito horas de sono por noite”, explicam. Se a criança não tem, ou perdeu o hábito de dormir cedo, prepare o jantar e o ambiente para colocá-la na cama num horário que permita o descanso completo. Deixe o horário das brincadeiras reservado para quando ela voltar da escola, e a noite para desacelerar.
Seja participativa
Com a correria do dia a dia, é muito comum que pais e filhos se comuniquem pouco. Aproveite os momentos em que estão reunidos em casa para conversar, realizar tarefas juntos e manter a proximidade de todos os membros da família. “A educação é dever de todos, por isso é importante que a família esteja de fato envolvida na educação dos filhos. Compartilhe com eles momentos diários para falar sobre o dia na escola e acompanhe as tarefas de casa”, indicam.
Programe a semana
“Faça, junto com seus filhos, um calendário detalhado para as atividades semanais, com horários das aulas, do almoço e lanche, horário para descansar e brincar e também para o dever de casa. A organização do tempo é o segredo para cumprir todos os objetivos com excelência”, aconselha o grupo.
Xô, timidez
“Dúvidas? Pergunte ao professor! Incentive seus filhos a perguntarem sobre o que não entenderam. Muitas vezes a timidez ou outros fatores impedem que eles tirem suas dúvidas e isso atrapalha o aprendizado. Lembre-os que o professor está sempre ao lado deles”, falam.
Fique de olho
Dificuldade de aprendizado pode estar ligada a fatores de saúde, como deficiência auditiva, e os pais devem tentar perceber os sinais. “Fique atento à visão e audição dos seus filhos. Pequenas dificuldades em enxergar e escutar as vezes são difíceis de perceber, mas ainda assim podem trazer prejuízos ao desempenho escolar”, finalizam.
Fonte: http://daquidali.com.br/conversa-de-mae/ajude-seus-filhos-a-entrarem-no-ritmo-da-volta-as-aulas-com-dicas-do-ciencia-em-show/
Nenhum comentário:
Postar um comentário