quarta-feira, 3 de abril de 2013

Virou home office? Veja os prós e os contras do trabalho em casa

Consultor ainda dá dicas para quem quer se dar bem no trabalho à distância





Trabalhar em casa deixou de ser sinônimo de cumprir tarefas profissionais por conta própria. Hoje, algumas empresas entendem que esta nova forma de produção significa levar qualidade de vida aos seus colaboradores e melhora nos resultados. No entanto, quais seriam as vantagens e desvantagens do trabalho à distância? Ter flexibilidade de horários, por exemplo? Ou então, precisar driblar uma possível falta de infraestrutura para ser ter um ambiente próprio de trabalho? Ricardo Barbosa, consultor empresarial e diretor executivo da Innovia Training & Consult, fala, a seguir, sobre os prós e contras do trabalho home office. Confira! 
O lado bom do trabalho à distância é...
... ter flexibilidade de horário: a ideia de trabalhar em casa é atraente pois possibilita, muitas vezes, escolher o horário da jornada de trabalho, ou seja, trabalhar nos horários em que se sente mais disposto. A vantagem também está na possibilidade de balancear melhor os compromissos profissionais e pessoais. “Se para a pessoa considera importante levar os filhos à escola, terá como cumprir com essa tarefa sem grandes problemas”, afirma o consultor. 
...ter qualidade de vida: principalmente em grandes capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, em que se acaba gastando uma, duas ou mais horas no trânsito apenas indo e voltando para o escritório. “Se você tem um home office acaba tendo pelo menos três horas a mais para fazer suas atividades pessoais”, diz o executivo. “Sem contar que, uma vez sendo poupada do estresse dos grandes congestionamentos, a pessoa fica mais produtiva, melhorando, desta forma, o desempenho”, acrescenta.
 ...poder reduzir os gastos: trabalhar em casa permite tanto ao funcionário quanto à empresa economizar, de imediato, com transporte e alimentação. O primeiro deixa de existir. Já o segundo, “obriga” o profissional a cozinhar em casa, o que pode sair mais barato do que comer em restaurantes. Para quem contrata, também há a economia no custo do espaço físico: aluguel, água, luz, telefonia
A desvantagem do trabalho à distância é...
... a falta de convivência no ambiente coorporativo: “O convívio em equipe, muitas vezes, é fundamental  para receber e compartilhar informações que podem ser importantes para o trabalho. Quando você vivencia aquilo ali dentro da empresa é muito diferente de estar fora. Você pode não saber o que está acontecendo e isso pode ser prejudicial para a empresa”, afirma o consultor Ricardo Barbosa. Quem trabalha remotamente também acaba abrindo mãos dos bate-papos no café, das trocas de ideias durante o almoço e das conversas casuais com os colegas de escritório. “As desvantagem é que você fica, de certa forma, completamente isolado”.
...ter a interferência de ruídos familiares: o item vale para aquela pessoa que mora com animais, filhos, parceiro. “Você está em casa e liga um cliente importante. O cachorro resolve latir bem no momento que em que o bebê começa a chorar. O cliente pode achar que não existe profissionalismo naquele serviço por causa dos ruídos, por exemplo”. A dica dada por Barbosa para evitar situações constrangedoras como esta, é criar um ambiente de trabalho mais próximo daquele que se tinha no escritório. Tendo uma mesa de trabalho com telefone, equipamentos de informática como computador, impressora. Eventualmente pode ser necessário até uma pequena reforma em casa.

 ... não saber administrar bem o horário flexível: tenha hora certa para começar e encerrar o trabalho.Organize seu tempo, tenha disciplina de modo que consiga cumprir com as tarefas profissionais e realizar atividades pessoais. É importante também ter planejamento diário, semanal e quem sabe, até mensal, além de uma lista de pendências. Invista, ainda, em agendas e cadernos de anotações para não perder o foco dos compromissos.



Fonte: http://daquidali.com.br/carreira-financas/virou-home-office-veja-os-pros-e-os-contras-do-trabalho-em-casa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário