quarta-feira, 17 de abril de 2013

Frutas típicas de outono podem aumentar a sua imunidade. Aprenda!

Nutricionista lista os benefícios e conta quantas calorias existem em cada porção




Opções de frutas não faltam nas feiras brasileiras em todo o ano, mas quando a temperatura cai, é comum deixar esses alimentos de lado para procurar guloseimas mais calóricas e com bem menos benefícios. Afinal, além de ajudar a manter a forma, as frutas dão uma mãozinha no aumento da imunidade e te deixam mais protegido de problemas comuns dessa época, como as temidas gripes e os resfriados.  
“O outono brasileiro coincide com a safra do abacate, abacaxi, ameixa, caqui, figo, goiaba, melão, pera, mexerica e uva”, conta a nutricionista Marisa Resende Coutinho, do Hospital São Camilo. De acordo com a profissional, cada uma delas tem propriedades indispensáveis para uma vida saudável. Quer ver?
Abacate: porção de quatro colheres de sopa tem 96 kcal


O abacate é rico em vitaminas, especialmente a E, gorduras monoinsaturadas, minerais e antioxidantes e, apesar de calórico, é responsável pelo aumento do colesterol bom. “A sua polpa é rica em vitaminas A, B 1, B 2 e E, que agem contra problemas da visão,contribuem para o crescimento dos ossos, e dentes e da renovação da pele. Possui ainda magnésio, que ajuda no metabolismo da glicose e também nas funções cerebrais. O cálcio ajuda na formação óssea e na prevenção à osteoporose, o ferro que combate a anemia e fósforo que atua junto ao cálcio na mineralização óssea”, explica Marisa. 
Caqui: 1 unidade média tem 71 kcal


caqui, por sua vez, é uma fonte excelente das vitaminas E e C, que auxiliam o sistema imunológico e a manutenção do organismo. “É rica também em outro componente fundamental para manter a saúde, o betacaroteno, que atua como antioxidante e combate a formação de radicais livres”, indica a profissional. Além dessas vantagens, a fruta ajuda no bom funcionamento do intestino e atua como calmante. No entanto, a nutricionista aconselha o consumo moderado, principalmente por diabéticos, já que tem bastante açúcar e frutose. 

Goiaba: 1 unidade média tem 54 kcal


goiaba, de acordo com Marisa, é rica em vitamina C, vitamina A e vitaminas do complexo B. “Por sua riqueza em vitamina C, é importante para a eficiência do sistema imunológico. Quando consumida com casca, é ótima para o funcionamento do intestino”, fala. 


Mexerica:  1 unidade média tem 58 kcal


mexerica e a tangerina têm um bom teor de vitamina C e vitaminas do Complexo B, além de betacaroteno (provitamina A) e Fibras. “Ajuda no tratamento de gripes de repetição, hipertensão arterial e prisões de ventre”, completa. 

Para manter a dieta

Se você quer manter a silhueta, a dica de Marisa é consumir algumas porções de frutas da estação durante o dia, nos lanches. Além das sugestões acima, nesta época você também pode contar com:
Ameixa: 2 unidades pequenas tem 53 kcal

Pera: 1 unidade média tem 53 kcal
Uva: ½ cacho pequeno tem 53 kcal
Abacaxi: 2 fatias finas tem 48 kcal
Figo: 3 unidades pequenas tem 41 kcal
Melão: 1 fatia média tem 29 kcal

Aumentando a imunidade
As frutas são, sem dúvida, as melhores fontes de vitaminas e auxiliam o sistema imunológico a funcionar com eficiência, porém para manter essa eficiência precisamos de outros nutrientes coadjuvantes”, fala Marisa. De acordo com ela, com uma alimentação equilibrada é possível ter um pacote nutricional com tudo o que corpo precisa para um sistema imunológico eficiente, mantendo os incômodos resfriados longe. “As melhores frutas são as que possuem uma maior quantidade de vitamina C e efeito antioxidante como a laranja, o limão, a acerola e a mexerica”, recomenda. A profissional adverte que não se deve deixar de consumir carnes, legumes e outros alimentos comuns do dia a dia. 

Fonte: http://daquidali.com.br/saude-da-mulher/frutas-tipicas-de-outono-podem-aumentar-a-sua-imunidade-aprenda/

Nenhum comentário:

Postar um comentário