terça-feira, 12 de março de 2013

O sono do bebê


Dicas que ajudam e outras que só atrapalham




Livros e sites são ferramentas que podem ser úteis para amenizar as noites em claro, mas não devem ser levadas ao pé da letra.


É claro que tem bebês que dormem a noite toda desde a primeira semana de vida, né?

Mas a grande maioria de mães ou pais tem dúvidas e angústias sobre o sono do filhote. 

Para tentar amenizar as infinitas noites em claro, dicas da internet e livros sobre o assunto. 

De todo esse material, tem algumas boas dicas e muitas bobagens - que segue mais abaixo. 

Uma grande lição: a de que o filho é SEU e, por isso, só você vai saber o melhor jeito de fazê-lo dormir. 

Tudo o que lemos, deve apenas servir de ferramenta para nos ajudar a encontrar o nosso jeito de fazer os filhos dormirem e o jeito deles de dormir. Nenhuma dica pode ser levada muito ao pé da letra e nenhum autor pode virar um oráculo. 

Algo que pode fazer sentido, foi comparar um bebê a um grande gramado verde que vai virar uma praça. Mas antes de transformar a área em um canteiro de obras, vale deixar o gramado lá, um tempo. E ir observando. Ir vendo por onde as pessoas passam, os caminhos mais usados, os atalhos preferidos. 

Porque primeiro vale a pena observar e entender quem é esse bebezinho. E só depois ver que dicas combinam com o jeitinho dele e com o seu, claro.

Falando bem a grosso modo, existem duas grandes "escolas" da hora do sono do bebê. 

DEIXA CHORAR
A primeira é a que defende o "deixa chorar", que ficou famoso no Brasil pelo livro 'Nana, Nenê'. Em entrevista houveram três casos de mães que usaram esse método e os bebês passaram a dormir bem melhor. A teoria, falando bem por cima, é a de ensinar o filho a dormir sozinho e, para isso, ir adequando o tempo que ele chora no berço até isso ocorrer. 



Bem, esse método talvez passe longe da maioria das mães, por não conseguirem ver um bebê chorar e talvez confortá-lo com um colinho seja sempre o melhor a ser feito. Então;

NADA DE CHORO
os métodos conhecidos como "nada de choro". Um livro bem conhecido dessa linha é o 'Soluções para noites sem choro', da Elizabeth Pantley. Nele, ela dando ideias de como criar um método para seu bebê dormir que combine com ele, indicando coisas importantes para uma noite mais tranquila. 

E em um outro livro dela, que tratava especificamente sobre sonecas, que trata da importância do soninho matinal e/ou da tarde para os bebês. Ele explica com muitos detalhes como o ciclo do sono de crianças tão pequenas é diferente do nosso e mostra por que isso tem de ser respeitado. 

Também o porquê de uma soneca de apenas 10 ou 15 minutos pode parecer suficiente para recarregar as baterias de um bebê.  

Nos livros desta autora (Elizabeth Pantley)  ela não é taxativa. Nunca fala algo tipo "jamais deixe seu bebê dormir amamentando, porque você vai acostumá-lo mal.

Se para você é tranquilo deixar seu bebê no peito, se ele gosta assim, se é mais fácil fazê-lo dormir assim do que ficar andando pela casa por meia hora... qual o problema?

Quando se tem o primeiro filho, fica-se com a impressão de que jamais voltará a dormir uma noite inteira de novo na vida. E isso gera uma certa pressa para que isso aconteça logo. Bobagem. Esse tipo de pressa só gera ansiedade. Nos próximos filhos acaba sendo bem mais tranquilo. Saiba que os dias de acordar de madrugada vão chegar ao fim logo. E que daqui um ou dois anos, nem se lembrará mais disso. É como a própria autora Elizabeth Pantley diz, você pode escolher o choro ou o tempo. E decida o que você prefere. 


Fonte: http://estilo.br.msn.com/demaepramae/blog/mariana-della-barba/post.aspx?post=76efb8cf-a813-4f51-881c-430d1759bf90 

Nenhum comentário:

Postar um comentário