Pediatra ensina como você pode garantir uma alimentação saudável para o seu filho
Ter criatividade e tempo de preparar uma lancheira nutritiva para a criança levar ao colégio é sem dúvida um dos principais desafios dos pais neste período de volta às aulas. O pediatra do Hospital São Luiz dr. Marcelo Reibscheid conversou com o DaquiDali e deu dicas de receitas práticas e saborosas para montar um cardápio semanal saudável. “A alimentação está diretamente ligada à produtividade das crianças na escola. Por isso, os pais devem ficar alerta para que essa refeição faça parte da rotina dos filhos, optando sempre por alimentos leves e saudáveis”, diz.
Na segunda-feira, uma boa ideia e o sanduíche preparado com pão integral, frango desfiado e patê de iogurte, acompanhado de água de coco em caixinha ou sucos naturais, diz o médico.
Para a terça, uma salada com pelo menos três tipos de fruta da época e meio copo de suco de laranja é a sugestão do pediatra. “Dependendo dos alimentos utilizados, a lancheira pode ser preparada no dia anterior. Os lanches podem ser revestidos com papel alumínio ou plástico. É ideal, no entanto, que os sucos sejam preparados o mais perto possível do horário de consumo”, ensina Reibscheid.
Doces, guloseimas e refrigerantes quase sempre são os vilões de uma boa alimentação, mas podem ser liberados em um dia da semana de sua preferência. Seguindo a dica do especialista, é possível reservar a quarta-feira para um doce ou um refrigerante à escolha da criança. “Tente fazer desse um momento de interação com o filho, mostrando a ele que suas vontades e opiniões também são importantes. Para o lanche, aposte em um beirute, preparado com uma colher de sobremesa de cream cheese, uma fatia de peito de peru, uma fatia de pão sírio integral, uma colher de sobremesa de cenoura ralada, uma folha de alface e duas folhinhas de rúcula picada”.
A quinta-feira continua saudável, mas tem um gostinho de pizza com o lanche de marguerita, que leva uma fatia de pão de forma integral, uma fatia média de queijo branco, uma fatia de tomate picada e uma pitada de orégano e manjericão. “Essa opção combina com água de coco, que pode ser natural ou de caixinha”, conta o pediatra.
Para fechar a semana útil, sexta-feira trabalhe em conjunto com a criança. “Chame seu filho para ajudar na cozinha. Ofereça a ele alimentos saudáveis e dê a liberdade para que monte o próprio sanduíche e escolha o sabor de seu suco de frutas", diz.
O Dr. Reibscheid dá ainda uma última dica importantíssima. "Lembre-se de sempre colocar uma garrafinha de água na mochila. A higiene diária da lancheira e o armazenamento dos alimentos também são importantes. Prefira lancheiras térmicas”, aconselha.
Fonte: http://www.daquidali.com.br/conversa-de-mae/especialista-monta-um-cardapio-para-deixar-a-lancheira-escolar-mais-saudavel/
Nenhum comentário:
Postar um comentário