Pesquisadores dizem que casal deve fazer as tarefas domésticas unidos
Um estudo liderado por pesquisadores da University of Missouri e Utah State University, nos EUA, descobriu que casais que limpam juntos têm um casamento mais feliz. No entanto, aqueles que dividem as tarefas e as cumprem separadamente têm menos chances de terem um relacionamento duradouro. A pesquisa também revelou que os homens tendem a ficar com funções que exigem mais força, como tirar o lixo, enquanto as mulheres ficam encarregadas de lavar e tirar o pó.
Os pesquisadores descobriram que quando o casal está satisfeito com a divisão do trabalho, mesmo que ela seja desigual, o casamento flui melhor. As mulheres também revelaram que ficam mais contentes quando seus maridos fazem o trabalho doméstico junto com elas, e que a qualidade do parceiro é avaliada por esses momentos. Os casais considerados mais felizes foram aqueles em que a esposa afirmou que o parceiro mostrava interesse pela limpeza e organização, mesmo que ele tivesse menos tarefas a cumprir.
O estudo contou com 160 casais, a maioria entre os 25 e 30 anos, que lidam com os serviços domésticos e a criação de filhos pequenos, para descobrir o que contribui para a qualidade do casamento. No resultado, os pais terem um bom relacionamento com os filhos mostrou-se a principal preocupação das esposas, seguido pela vontade de ajudar em casa. As duas tarefas juntas reduzem o estresse dos novos pais e melhoram o relacionamento nessa fase. Os cientistas também descobriram que quando as crianças são pequenas, os pais fazem o dobro de trabalhos domésticos comparado ao casamento sem filhos, enquanto as mulheres tendem a trabalhar cinco vezes mais.
+ Mulheres perdem um ano e meio de suas vidas limpando a casa, diz pesquisa
As mulheres travam uma luta longa contra a sujeira da casa. De acordo com uma pesquisa realizada pela Rug Doctor, no Reino Unido, descobriu que elas passam cerca de 12.896 horas de suas vidas esfregando e limpando, o equivalente a um ano e meio. Enquanto a ala feminina passa cerca de quatro horas por semana nas atividades domésticas, os homens admitem gastar apenas a metade desse tempo, num total de 6.448 horas durante toda a vida.
Pessoas do sexo masculino que participaram do estudo também ajudam pouco suas parceiras: 16% deles disseram deixar todo o trabalho de limpeza para elas, enquanto 50% nunca realmente limparam o lar. A pesquisa também descobriu que 32% das pessoas fazem a limpeza mínima necessária numa casa, com uma em cada seis confessando que odeiam limpar.
O levantamento também revelou que 75% das pessoas limpam o chão da cozinha uma vez por semana, mas que essa mesma porcentagem nunca fez uma limpeza pesada em carpetes. De acordo com os dados, menos de 50% das pessoas limpam os assentos dos vasos sanitários todos os dias e dois terços higienizam as superfícies da cozinha.
Fonte: http://daquidali.com.br/comportamento/casais-que-limpam-juntos-tem-um-casamento-mais-feliz-diz-estudo/
http://www.daquidali.com.br/comportamento/mulheres-perdem-um-ano-e-meio-de-suas-vidas-limpando-a-casa-diz-pesquisa/
Nenhum comentário:
Postar um comentário