terça-feira, 24 de abril de 2012

Quantidade ou Qualidade no tempo com seu Bebê?

O tempo que você passa com o seu bebê é importante; saiba como viver esses momentos na rotina moderna 



No corre-corre do dia a dia, é muito comum encontrarmos pais aflitos, preocupados por passarem grande parte do dia longe de seus filhos. Muitos carregam uma imensa culpa (especialmente as mães) por não conseguirem dar atenção em todos os momentos que são requisitados.

Fique tranquilo: esse é um sentimento generalizado e reflexo do tempo em que vivemos. E, embora a vontade seja de passar todas as horas e minutos ao lado da criança, é importante, sim, que ela passe alguns momentos sozinha. “Ela precisa aprender a se virar sozinha”, afirma Marcelo Reibscheid, médico pediatra do Hospital São Luiz, em São Paulo. “Além disso, correr a cada resmungo pode virar uma moeda de troca, a criança pode acreditar nisso e fazer birra sempre que se sentir frustrada”, diz o médico.

Isso não quer dizer que seu filho não precisa de atenção. Pelo contrário; a criança é reflexo dos pais e precisa, sim, deles por perto para aprender e se desenvolver emocional e fisicamente. Mas é importante conciliar os momentos.

Qualidade, de fato, é mais importante do que quantidade. Isso significa estar de corpo e alma com a criança, evitando atender o celular, ver e-mails do trabalho ou mesmo ficar remoendo alguma tarefa do escritório.

Converse com seu filho, pergunte como foi o dia. Ouça quais os avanços que ele fez, perceba as diferenças em seu comportamento. Brinque com ele. Essa atenção não apenas aumenta o vínculo entre vocês como dá segurança para que ele continue em frente, sabendo que tem os pais ao lado dele.

Claro, isso nem sempre é fácil. Chegar em casa depois de um dia estressante no escritório, e ainda ter que brincar com o bebê, pode ser muito difícil. Nesse momento, a criatividade deve entrar em ação. Se os pais chegam tarde e precisam cuidar da casa, inclua o filho nas tarefas domésticas. Peça a ele que separe as roupas para colocar na máquina ou que ajude a mamãe a preparar o jantar. O papai pode ajudá-lo a recolher os brinquedos da sala.

Esses momentos vão ensinar a responsabilidade familiar e também aumentar a proximidade entre vocês. E é um tempo que passam juntos, tornando tudo ainda melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário