quarta-feira, 18 de abril de 2012

Gravidez & Flacidez






Depois que engravidamos nossa pele muda, a textura ao tocar não é a mesma em certas regiões. E mesmo fugindo da estria, não é possível fugir muito da flacidez, uma vez que o bebê irá sair e muita pele irá sobrar!

Então falaremos como humanizar o pensamento com relação a isto, ou seja, vamos refletir sobre o que fazer para ter uma pele sempre saudável, de uma maneira saudável, sem muitas intervenções de inovações e também bem prática, porque afinal, ninguém tem muito tempo, principalmente depois que se torna mãe.

Vamos lá!

Não tem mulher que não saiba o que é a famigerada ESTRIA! Mas e flacidez, você sabe exatamente?


A flacidez é o nome dado ao enfraquecimento das fibras colágenas e elásticas que sustentam os tecidos do organismo; pode ocorrer na pele ou na musculatura esquelética. O processo de enfraquecimento ocorre de forma natural podendo também sofrer influências genéticas, excesso de sol, sedentarismo, alimentação inadequada, fumo, gravidez, obesidade e distúrbios hormonais.

Pode ser muscular, quando ocorre de forma mais profunda, ou dérmica, quando ocorre de forma superficial. A flacidez muscular ocorre principalmente pelo sedentarismo e pela alimentação inadequada e a dérmica provocada principalmente pelo excesso de sol e por dietas restritivas. 

Ou seja, é mais fácil do que pensávamos, para obter um flacidez. Mas a verdade é que somente quando ganhamos um bebê, encaramos ela (a tal flacidez) de frente. E é deste tipo de flacidez que quero falar!

Seios
A flacidez nesta região é um tabu. Num país com baixos índices de amamentação e grande preocupação com a aparência, é difícil achar quem afirme categoricamente: amamentar derruba os seios. Amamentar não leva à flacidez. É a produção do leite que faz o busto dobrar de tamanho, estirando a pele.

O que ajuda: exercícios peitorais.

Abdome
Este sofre com dois tipos de flacidez: da pele e da musculatura. Com o aumento de peso na gravidez e fatores hormonais, os músculos e os ligamentos desta região ficam frouxos para facilitar o crescimento da barriga e a distensão da região pélvica, preparando a mulher para o parto.


O que ajuda: perda de peso associada a atividades físicas, pilates, abdominais em diversas sequências e drenagem linfática.

O que atrapalha: fazer dietas malucas e restritivas, que levam à rápida perda de peso. O organismo fica com falta de nutrientes e não consegue produzir elastina e colágeno, substâncias que recompõem as fibras elásticas.

Tríceps
Como, em geral, exercitamos pouco o popular músculo do tchauzinho, a situação tende a piorar com o ganho excessivo de peso.

O que ajuda: musculação com peso ou com o bebê; pilates.

Parte interna da coxa
Uma das primeiras partes onde aparece a flacidez. Assim como o tríceps, tem musculatura pouco exigida no dia-a-dia.

O que ajuda: musculação, pilates.

Glúteos, culotes
Esta região, assim como o tríceps e as coxas, é uma encrenca. Demora mais tempo para responder aos exercícios físicos porque são áreas com a musculatura pouco exigida e gordura.


O que ajuda: qualquer atividade física que você goste.

HUMANIZANDO:

O segredo é viver bem com você mesmo! Sem ninguém!!!

Durante o tempo que está sentada, deitada antes de dormir, em pé, aproveite para relaxar e mover músculos. Isto a ajudará ir contra a flacidez!

Uma mulher que não tempo para as inovações da academia, pode utilizar deste método. Será você com você mesma!

Se já tem uma boa e saudável alimentação, se não toma sol em excesso, então agora é só prestar a atenção em sua postura para fazer tudo (sentar, comer, levantar e trabalhar) e do jeito que está seja onde for e como for, levante a perna, faça exercícios cômodos, utilize seu bebê (não tão pequeno).
Você pode pensar que não resolve e por isto nem tenta mas acredite, será UM muito mais que nada!
Existem diversos casos de mulheres que perdem peso assistindo televisão. 

Existem vários métodos, é uma questão de gosto, onde quer movimentar e aonde está.

A verdade é que esses tipos de exercícios são ideais, uma vez que só ajudam e não tem como te machucar, já que você não estará usando nada desconhecido além de você mesma!

É importante divulgarmos este hábito para todas as mulheres, pois assim teremos uma sociedade muito menos preocupada com o pele (essa loucura com gastos superficiais), sem o estresse das academias (por quê nem todos gostam) e ainda ter tempo para tudo vivendo neste mundo moderno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário