Todas as mulheres que ovulam tem um pouco de TPM. Mas quando ela começa a atrapalhar a vida é hora de procurar ajuda.
Tudo em nosso organismo obedece a um ciclo natural – e o vai-e-vem dos hormônios é apenas um exemplo disso. Depois da ovulação, o corpo se prepara para receber o óvulo fertilizado – e um dos responsáveis por essa preparação é a progesterona, que não apenas prepara o útero e as mamas para a gravidez, mas provoca outros efeitos emocionais bem menos agradáveis.
“É uma questão evolutiva – nos primórdios da humanidade, para que a mulher se protegesse dos predadores, e portanto resguardasse a prole, a progesterona passou a torná-la mais agressiva e mais reclusa”, explica Lucila Pires Evangelista, ginecologista e obstetra da Clínica Célula Mater. Também é graças à progesterona que as mamas ficam doloridas e o abdome inchado – outros sintomas que denotam que o corpo está se prontificando para abrigar um feto. “Ou seja – até certo ponto, a TPM é um sinal de que tudo está correndo como deve ser”, diz Lucila.
Só que para a mulher moderna, que muitas vezes não tem como obedecer aos instintos e ficar mais recolhida durante esse período, esses sintomas podem se transformar num incômodo a ponto de atrapalhar seu dia-a-dia. E então a TPM deixa de ser normal e passa a ser considerada uma doença. Isso acontece mais frequentemente a partir dos 35 anos. “Não se sabe porquê, a partir dessa idade mulheres que não tinham TPM passam a ter, e outras que já tinham sentem uma piora”, revela a médica.
Quando os sintomas são moderados, pode-se usar métodos naturais de tratamento, como chás ou sucos diuréticos para melhorar o inchaço, e complementação com ômega 3 e vitamina B6 para aliviar as dores nas mamas – sempre com orientação profissional. Exercícios físicos também são eficazes para reduzir a irritabilidade e aumentar a sensação de bem-estar. (Abaixo algumas receitinhas caseiras).
Já as mulheres que sofrem mais com a TPM podem optar por duas vertentes de tratamento: métodos anticoncepcionais hormonais que inibem a ovulação, como as pílulas e os implantes hormonais; ou medicamentos antidepressivos, que agem nos receptores de serotonina, reduzindo os altos e baixos emocionais. “Em casos mais graves, podemos usar ambos”, revela Lucila.
Receitas nutritivas e saborosas de sucos que acabam com os sintomas da TPM.
Esse suco ajuda a combater o inchaço e stress
- 1 xícara de abacaxi;
- 1 xícara de mamão;
- um pedaço de gengibre;
- suco de 2 laranjas.
Preparo: bater todos os ingredientes no liquidificador por um minuto e servir.
Suco para TPM
- 1 xícara (chá) de morangos picados;
- 1 copo de suco de acerola;
- 1 colher (sopa) de mel;
- 1 folha de agrião;
- 1 xícara (chá) de melancia picada.
Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador.
Suco diurético e desintoxicante
- 1 fatia fina de gengibre;
- 1 folha de louro;
- 3 fatias de abacaxi;
- 1/2 maçã.
Preparo: Passar todos os ingredientes na centrífuga e, por último, bater o suco no liquidificador junto com o louro.
Receita poderosa
- 1/2 xícara (chá) de aveia em flocos;
- 1/2 colher (chá) de sementes de erva doce;
- 3 xícaras (chá) de polpa de amora (ou framboesa);
- 1 e 1/2 xícara (chá) de água morna.
Preparo: deixar a aveia de molho na água morna por uma hora, coar e reservar a água. Misturar no liquidificador com os outros ingredientes e bater por meio minuto.
Os chás de camomila, erva doce, urtiga, são os mais indicados para que o organismo livre-se do excesso de líquidos. O chá verde também é aconselhável, não só por ser um diurético, mas também pelo seu poder curativo.
Fonte: http://www.remedio-caseiro.com/prepare-deliciosos-sucos-e-livre-se-dos-sintomas-da-tpm/
Nenhum comentário:
Postar um comentário