sexta-feira, 30 de novembro de 2012

TPM é normal e dá pra viver bem com ela!!! Saiba como

Todas as mulheres que ovulam tem um pouco de TPM. Mas quando ela começa a atrapalhar a vida é hora de procurar ajuda.

Tudo em nosso organismo obedece a um ciclo natural – e o vai-e-vem dos hormônios é apenas um exemplo disso. Depois da ovulação, o corpo se prepara para receber o óvulo fertilizado – e um dos responsáveis por essa preparação é a progesterona, que não apenas prepara o útero e as mamas para a gravidez, mas provoca outros efeitos emocionais bem menos agradáveis. 





“É uma questão evolutiva – nos primórdios da humanidade, para que a mulher se protegesse dos predadores, e portanto resguardasse a prole, a progesterona passou a torná-la mais agressiva e mais reclusa”, explica Lucila Pires Evangelista, ginecologista e obstetra da Clínica Célula Mater. Também é graças à progesterona que as mamas ficam doloridas e o abdome inchado – outros sintomas que denotam que o corpo está se prontificando para abrigar um feto. “Ou seja – até certo ponto, a TPM é um sinal de que tudo está correndo como deve ser”, diz Lucila.
Só que para a mulher moderna, que muitas vezes não tem como obedecer aos instintos e ficar mais recolhida durante esse período, esses sintomas podem se transformar num incômodo a ponto de atrapalhar seu dia-a-dia. E então a TPM deixa de ser normal e passa a ser considerada uma doença. Isso acontece mais frequentemente a partir dos 35 anos. “Não se sabe porquê, a partir dessa idade mulheres que não tinham TPM passam a ter, e outras que já tinham sentem uma piora”, revela a médica.
Quando os sintomas são moderados, pode-se usar métodos naturais de tratamento, como chás ou sucos diuréticos para melhorar o inchaço, e complementação com ômega 3 e vitamina B6 para aliviar as dores nas mamas – sempre com orientação profissional. Exercícios físicos também são eficazes para reduzir a irritabilidade e aumentar a sensação de bem-estar. (Abaixo algumas receitinhas caseiras). 





Já as mulheres que sofrem mais com a TPM podem optar por duas vertentes de tratamento: métodos anticoncepcionais hormonais que inibem a ovulação, como as pílulas e os implantes hormonais; ou medicamentos antidepressivos, que agem nos receptores de serotonina, reduzindo os altos e baixos emocionais. “Em casos mais graves, podemos usar ambos”, revela Lucila.



Receitas nutritivas e saborosas de sucos que acabam com os sintomas da TPM.


Esse suco ajuda a combater o inchaço e stress

  • 1 xícara de abacaxi;
  • 1 xícara de mamão;
  • um pedaço de gengibre;
  • suco de 2 laranjas.
Preparo: bater todos os ingredientes no liquidificador por um minuto e servir.

Suco para TPM
  • 1 xícara (chá) de morangos picados;
  • 1 copo de suco de acerola;
  • 1 colher (sopa) de mel;
  • 1 folha de agrião;
  • 1 xícara (chá) de melancia picada.
Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador.

Suco diurético e desintoxicante
  • 1 fatia fina de gengibre;
  • 1 folha de louro;
  • 3 fatias de abacaxi;
  • 1/2 maçã.
Preparo: Passar todos os ingredientes na centrífuga e, por último, bater o suco no liquidificador junto com o louro.

Receita poderosa
  • 1/2 xícara (chá) de aveia em flocos;
  • 1/2 colher (chá) de sementes de erva doce;
  • 3 xícaras (chá) de polpa de amora (ou framboesa);
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de água morna.

Preparo: deixar a aveia de molho na água morna por uma hora, coar e reservar a água. Misturar no liquidificador com os outros ingredientes e bater por meio minuto.


Os chás de camomila, erva doce, urtiga,  são os mais indicados para que o organismo livre-se do excesso de líquidos. O chá verde também é aconselhável, não só por ser um diurético, mas também pelo seu poder curativo. 








Fonte: http://www.celulamater.com.br/novo/asp/interna03.asp?item=2&part=4&texto=13
Fonte: http://www.remedio-caseiro.com/prepare-deliciosos-sucos-e-livre-se-dos-sintomas-da-tpm/

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Uso contínuo de sapatos fechados podem provocar chulé e micose.


Como se pega micose? E o que pode causar o chulé?

Saiba como prevenir ou tratar.


Pés devem ficar arejados e bem secos para prevenir proliferação de fungos. Micro organismos gostam de ambientes quentes e úmidos; veja como evitar. Muitas pessoas têm chulé, mas evitam comentar porque é um assunto geralmente associado a falta de higiene e sujeira. No entanto, o chulé é causado pela presença de bactérias e fungos que se alimentam de pele e suor.

Por isso, é importante não usar os mesmos sapatos todos os dias, deixá-los arejados e evitar os tipos apertados e fechados para que o pé não sue e não crie um ambiente favorável para a proliferação desses micro organismos.

Geralmente, esses “intrusos” chegam aos pés da mesma maneira que chegam os fungos que causam a micose e dependem da resistência imunológica de cada pessoa, como explica as dermatologistas Márcia Purceli e Anelise Ghideti.
Micose 2 (Foto: Arte/G1)
Existem outras recomendações para evitar o chulé, como principalmente lavar e secar bem os pés. 
A dica de alternar os sapatos, além de ser uma atitude de prevenção também da micose, pode proteger inclusive as unhas já que os calçados muito apertados podem encravá-las. Por isso, os tipos de bico arredondado são os mais recomendados e, no caso de corredores, o ideal é usar um tênis com dois números a mais. As dermatologistas ressaltam também a importância de trocar sempre as meias e preferir os tipos de algodão.


Além da higiene, os pés precisam também relaxar. A repórter Daiana Garbin foi ver como é feita a reflexologia, uma massagem que ativa diversos pontos do sistema nervoso central tocando alguns pontos dos pés.
No caso da micose, é importante observar se há descamação no pé para não confundir com o excesso de ácido úrico. Quando uma pele fina começa a se soltar, isso é sinal de micose e pode causar coceira ou não. Caso exista essa característica, a preocupação passa para a transmissão do fungo, que pode ocorrer caso a pessoa divida chinelos, meias ou sapatos.
O tratamento é feito não só com a mudança dos hábitos, mas também com um medicamento, que deve ser aplicado em todo o pé por mais ou menos 30 dias – caso seja aplicado da maneira errada, pode deixar o fungo ainda mais resistente.
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a micose não aparece somente entre os dedos; pode aparecer também na sola dos pés ou debaixo das unhas. No caso da micose na unha, o fungo pode ser transmitido, por exemplo, na manicure ou por uma autocontaminação (quando se transfere dos dedos). Para reconhecer esse tipo de micose, é só observar a espessura da unha, que fica visivelmente mais grossa e começa a soltar um pó mais fino.
Segundo a dermatologista Márcia Purceli, não pode cutucar ou usar palitos para tentar limpar a unha já que o fungo fica entre as camadas e essa atitude não vai adiantar nada. Arrancar a unha também não ajuda a curar o problema já que a raiz também pode estar contaminada. Nesse caso, o tratamento pode demorar até um ano, dependendo do crescimento e o medicamento é via oral.
Reflexologia
Esse tipo de massagem é indicado para pessoas que não têm problemas no sistema nervoso e também pode ajudar como terapia auxiliar para alguns problemas de saúde, estresse, TPM, dores ou até mesmo problemas respiratórios.
Geralmente, há uma conversa antes do procedimento com o terapeuta para que ele saiba o estado de saúde da pessoa para preparar a reflexologia de acordo com as necessidades. Após essa conversa, os pés são colocados em água quente  por cerca de 20 minutos para que os músculos relaxem e os pés não sintam dores na hora da massagem.
Depois, o terapeuta usa cremes e óleos para começar a técnica. Segundo a professora de naturologia Michelly Eggert, alguns movimentos podem ser feitos em casa, como uma repetição de 5 movimentos de deslizamento da base do calcanhar até a ponta do dedo ou o contrário. A pessoa pode também identificar um ponto de tensão e massageá-lo até que a dor diminua.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/11/uso-continuo-de-sapatos-fechados-e-apertados-pode-provocar-chule.html

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Cabelos bonitos no verão...


...veja como em 17 dicas.




Lavar os fios com mais frequência, o acesso à praia e piscina, além da exposição ao sol são alguns dos fatores que exigem aumentar os cuidados com os cabelos. Nas mulheres que têm as madeixas quimicamente tratadas ou tingidas as atenções devem ser ainda maiores. Mas nada é complicado e não é preciso desespero sobre o assunto.
Com cuidados diários e adequados ao tipo de cabelo e rotina, os fios vão passar a estação saudáveis. Veja o que recomendam os médicos tricologista Ademir Jr. e Elias de Oliveira, da equipe técnica da Lacan Cosméticos.
1. Mantenha os cabelos e o couro cabeludo sempre limpos e bem higienizados: no verão o suor, o calor e a umidade podem facilitar problemas no couro cabeludo como inflamações, seborreia e caspa.
2. Enxague bem os seus cabelos após sair do mar e da piscina. Este cuidado evita os danos aos fios causados pela salinidade do mar e por elementos usados para o tratamento da água da piscina.
3. Proteja seus cabelos das radiações solares. Além de causarem danos à nossa pele também agridem de forma intensa nossos fios de cabelo deixando-os mais fracos, quebradiços e sem vida. Vale usar bonés, chapéus e produtos sem enxágue que tenham filtro de proteção solar.

4. Produtos com FPS devem ser aplicados nos fios 30 minutos antes da exposição ao sol. Os cabelos podem estar secos ou úmidos. Dê preferência aos que são enriquecidos com filtro solar e que agem por meio da nanotecnologia e proteína termoativada. Reaplique o produto sempre que houver necessidade, principalmente, após o mergulho ou suor excessivo.
5. Evite abusar de máscaras capilares diariamente quando estiver na praia ou piscina. Estes produtos não protegem os cabelos. Ao contrário podem facilitar os danos causados pela água do mar e piscina deixando os fios mais fracos e susceptíveis às quebras.
6. Evite prender o cabelo. Aliás, presilhas e elásticos desencapados causam a quebra dos fios.
7. Evite manter os cabelos úmidos sempre amarrados ou presos, pois ficam mais fragilizados e o hábito de prendê-los ou de amarrá-los poderá acarretar em danos à estrutura dos fios.
8. Após lavar o cabelo, deixe-o solto de três a seis horas para que não fique opaco e quebradiço.
9. Sempre que possível dê um tempo ao secador ou use na temperatura menos quente.
10. Evite a água quente nos fios. Se possível, finalize com um jato de água fria.
11. Evite abusar de químicas nesta época do ano. No verão as agressões aos cabelos são maiores (vento, sol, água do mar, água de piscina). Estes fatores, por si só já deixam os cabelos mais frágeis. Abusar de químicas nesta época poderá colocar em risco a qualidade dos fios de cabelos.
12. Faça hidratações regulares. Apesar da maior umidade relativa do ar, da exposição à água do mar e da piscina, os cabelos no verão tendem a ressecar. Hidratá-los uma ou duas vezes por semana é uma boa pedida para melhorar a qualidade e saúde dos fios.

13. O condicionador deve ser usado sempre e pode até ser acompanhado da máscara capilar sempre que lavar o cabelo para reforçar a hidratação. Dica: use primeiro a máscara que é mais concentrada em ativos que são absorvidos pela cutícula do cabelo que está aberta. Depois, finalize com o condicionador que complementará o que faltou de ativos e selará a cutícula, ajudando na hidratação.
14. Escolha produtos que deixam os seus cabelos do jeito que você gosta. Não há muitas regras, exceto pelos produtos sem enxágue com filtro de proteção solar. Xampus, condicionadores e hidratantes capilares devem deixar seus cabelos bonitos e com aspecto de saúde.
15. Aproveite esta época do ano para relaxar. O estresse promove a liberação de substâncias e hormônios em nosso corpo que por si só são capazes de deixar nossa pele e cabelos com sinais de fragilidade e falta de saúde. Relaxe, pratique exercícios físicos, conviva com pessoas que gosta. Estes hábitos deliciosos também contribuem para cabelos mais bonitos.
16. Tenha uma boa alimentação. Todos os tecidos do nosso corpo são produzidos com matérias-primas que ingerimos em nossa alimentação. Logo, uma alimentação saudável fará nossos cabelos mais saudáveis e bonitos, além de deixá-los mais fortes para suportar as agressões do verão.
17. Alimentos com aminoácidos do tipo cistina e arginina são responsáveis pelo substrato do fio capilar. Abuse da gelatina!

Fonte: http://vidaeestilo.terra.com.br/verao/2012/noticias/0,,OI5494580-EI19207,00-Cabelos+bonitos+no+verao+veja+como+em+dicas.html

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Hidratar e tirar esmalte, fazem bem às unhas


Hidratar e tirar esmalte por um tempo  são hábitos que fazem bem às unhas


Um dia antes de ir à manicure, é ideal tirar o esmalte e deixar a unha "respirar". 

Dermatologistas dão dicas para ter unhas fortes, resistentes e saudáveis.




Muitas pessoas sofrem com unhas fracas e quebradiças, mas existem soluções para deixá-las fortes e resistentes.
As dermatologistas Márcia Purceli e Anelise Ghideti explicam que hidratar é a dica principal para prevenir problemas. No entanto, é importante que as unhas estejam sem esmalte para que a hidratação funcione.

Diminuir o uso do esmalte, inclusive, é outra atitude simples que também pode ajudar muito. A recomendação é tirá-lo pelo menos um dia antes de ir à manicure para que a unha “respire” já que os poros precisam estar sempre arejados. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o esmalte escuro não fortalece as unhas; apenas penetra mais e causa essa falsa sensação.
Unhas problemas (Foto: Arte/G1)
É importante alertar também que a alergia ao esmalte não se manifesta nas unhas. Geralmente, aparece uma coceira no pescoço ou nas pálpebras, locais onde a pessoa passou a mão. Mesmo os esmaltes que dizem ser hipoalérgicos devem ser evitados no caso de alérgicos, como recomenda a dermatologista Márcia Purceli. 
Em relação à força e espessura da unha, as especialistas explicam que são características genéticas, assim como a espessura e a força do cabelo. A unha fraca fica quebradiça, descama e não cresce direito. Entre as possíveis causas do problema, está a anemia por carência de ferro no organismo, a alteração no funcionamento da tireoide, o contato constante com água e a má alimentação.
Pequenas agressões às unhas também colaboram para que elas fiquem enfraquecidas. Por exemplo, trabalhar digitando na frente do computador, lixá-las demais, abusar das unhas postiças ou ir frequentemente à manicure.


 
A ida constante à manicure, inclusive, é muito comum entre as mulheres, mas não é o hábito mais saudável. Além do risco de contaminação por causa dos materiais utilizados no salão de beleza, o processo de retirar a cutícula também pode ser prejudicial já que ela funciona como proteção da unha, assim como a pele que fica debaixo dela que às vezes também é retirada.
Esse espaço abaixo da unha fica muito contaminado com bactérias, por isso, é aconselhada a higiene de tempos em tempos com uma escova de dente velha e macia, segundo a dermatologista Márcia Purceli.
Outro problema comum no salão de beleza é o uso da acetona. Apesar de ser o produto mais eficiente para retirar o esmalte, é também o que mais causa ressecamento; o ideal é usar um produto removedor. Além disso, quando os cantos são cortados além do necessário, a unha começa a crescer em outra direção e encrava. Nesse caso, o encravamento causa muita dor e não existem muitas soluções, por isso é importante prevenir e cortar a unha sempre reta.
As dermatologistas ressaltam também a importância de saber identificar um hematoma na unha. Algumas pessoas acreditam que ter a unha roxa é sinal para arrancá-la, mas isso é completamente contra-indicado, exceto em casos extremos, quando há dor, por exemplo.
É importante manter a unha no dedo o máximo de tempo possível para proteger a pele de bactérias, fungos e vírus. No caso de muita dor, é importante procurar um médico para avaliar qual o melhor tratamento.
As características da unha, como cor, força e forma podem também indicar doenças. Por exemplo, unhas fracas podem ser sinal de hipertireoidismo ou hipotireoidismo. Já a mudança de coloração, quando a unha fica mais clara na matriz e mais escura na ponta, pode indicar mal funcionamento dos rins. As mudanças de formato deixam a unha mais larga e convexa e podem sugerir doenças cardiológicas ou pulmonares relacionadas à falta de oxigenação.
Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/11/hidratar-e-tirar-esmalte-por-um-tempo-sao-habitos-que-fazem-bem-unhas.html




sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Acne atinge 90% dos adolescentes e 50% dos adultos, saiba como prevenir.


Conhecer o seu tipo de pele - seca, mista ou oleosa – é importante para prevenir cravos e espinhas, um problema que atinge 90% dos adolescentes e metade da população adulta.

A dermatologista Luciana Molina e a pediatra Ana Escobar, explicaram como evitar a acne e as cicatrizes ou manchas deixadas por ela.
Os homens costumam procurar mais o médico – são dois em cada dez – e a região Centro-Oeste é campeã de casos: sete em dez moradores apresentam alterações na pele. E cuidar dela não é questão de vaidade ou estética, mas de saúde.
As médicas ensinaram que não se deve espremer cravos e espinhas em casa, apenas no consultório ou com profissional especializado. Apertar uma região inflamada sem o devido cuidado pode ser perigoso, por espalhar bactérias para uma área maior. Os micro-organismos das mãos e unhas  podem contaminar a pele e o sangue se um vaso se romper.
Clima, alterações hormonais na adolescência, tendências individuais e até ansiedade antes de eventos importantes podem causar o problema. Quanto aos alimentos, nenhuma pesquisa ainda conseguiu provar que têm a capacidade de agravar esse distúrbio. O recomendado é prestar atenção nos produtos que podem desencadear uma reação e evitá-los.
Segundo Luciana Molina, a diferença entre cravo e espinha é que o primeiro é uma lesão inicial do processo de acne, ou seja, entupimento de uma glândula sebácea. Quando ocorre a inflamação, com o aparecimento de bactérias, chama-se espinha.
O folículo onde o pelo nasce é uma espécie de casulo. Ligada a ele, está a glândula sebácea, que produz um líquido formado por óleos – uma “sopa” que as bactérias adoram e serve para que elas se nutram, reproduzam e multipliquem. A quantidade de sebo aumenta, mistura-se ao pus (resultado da digestão dos micro-organismos) e aí surge a inflamação, que é a espinha. Por conta disso, a pele pode ficar avermelhada e dolorida.
No caso dos cravos, não há a presença de bactérias. Em uma pele com poros abertos e dilatados, o sebo entra em contato com o ar, oxida e aparece como um pontinho preto.
Lavar o rosto com sabonete e usar esfoliantes para reduzir a oleosidade da pele é uma saída contra a acne. A melhor limpeza é a que retira manualmente os cravos. Vaporizadores e sugadores ajudam a abrir os poros, mas não a eliminar os pontos pretos.
  

Uso de cosméticos, remédios com vitamina B, xaropes para tosse, corticoides e anabolizantes podem provocar ou acentuar o problema. O tratamento exige dedicação e paciência, pois costuma ser demorado. Medicamentos à base de isotretinoína só devem ser usados com acompanhamento profissional.
Graus da acne (por intensidade)
1 – Leve: em que predominam os cravos
2 – Moderado: em que há mais espinhas
3 – Intenso: em que existem cistos e nódulos inflamados
4 – Grave: com lesões intensamente inflamatórias


Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/04/acne-atinge-90-dos-adolescentes-e-metade-dos-adultos-diz-medica.html


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Máscaras faciais caseiras e 100% naturais...


Aprenda dez receitas de máscaras para esfoliar, iluminar e hidratar o rosto...




MÁSCARAS ESFOLIANTES – limpam profundamente e removem células mortas, favorecendo a penetração dos ativos de outra máscara que venha a ser aplicada na sequência ou do creme hidratante ou anti-idade habitual.

Leite de soja com fubá
Ingredientes
¾ de xícara de leite de soja
1 colher (sopa) de farinha de aveia
1 colher (sopa) de fubá


Como fazer
Misture todos os ingredientes e deixe descansar por 5 minutos. Aplique em todo o rosto, pescoço e colo. Deixe agir por 10 minutos e depois massageie suavemente com movimentos circulares, sempre umedecendo a ponta dos dedos com água para facilitar as manobras. Retire com água mineral utilizando um borrifador


Benefícios
Ajuda a eliminar células mortas. Ao mesmo tempo, a aveia é rica em vitamina E, que protege contra os radicais livres, ou seja; tem efeito antioxidante. O fubá é um esfoliante natural.


Fubá e mel
Ingredientes
Fubá
Mel

Como fazer
Misture os dois ingredientes de maneira que forme uma pasta homogênea e leve. Aplique suavemente no rosto fazendo movimentos circulares. Retire com água corrente


Benefícios
A combinação de mel e fubá cria um esfoliante físico, isto é: basta ter ‘atrito’ com a pele para fazer efeito. Juntos, os dois ingredientes removem as células mortas.


MÁSCARAS COM "EFEITO CINDERELA" – revigoram e dão uma "levantada" imediata na pele. É o tipo de máscara perfeita para se fazer no dia de ir a uma festa ou outra ocasião especial.

Mel e água
Ingredientes
1 colher (chá) de mel
½ colher (chá) de água

Como fazer
Misture os ingredientes até obter a consistência de uma máscara, ou seja, um creme firme. Faça uma massagem com batidinhas suaves para ativar a circulação. Nas regiões onde as rugas são mais evidentes, dê uns beliscõezinhos, como se estivesse “costurando” a ruga, isso estimula a circulação sanguínea, que nutre a pele. Depois aplique uma camada de mel puro e deixe por 10 minutos. Retire com água corrente


Benefícios
O mel é rico em oligoelementos, isto é, substâncias naturais que nutrem a pele e também têm ação antioxidante (contra os radicais livres). Portanto, ajuda a pele a resgatar o brilho e o viço naturais.

Mel, iogurte, aveia e hortelã
Ingredientes
2 colheres (sopa) de aveia em flocos
50 g de iogurte natural
1 colher (sopa) cheia de mel
1 colher (chá) de folhas de hortelã


Como fazer
Misture a aveia, o iogurte e o mel, de maneira que os três ingredientes formem uma consistência cremosa firme. Acrescente as folhas de hortelã. Retire com água corrente e em seguida borrife chá de hortelã bem fresco, não muito gelado


Benefícios
O mel e o fubá juntos promovem uma esfoliação. A aveia tem efeito suavizante e emoliente. O iogurte tem ação hidratante e também promove emoliência.


Clara de ovo e mel
Ingredientes
1 clara de ovo batida em neve
2 ou 3 colheres (sopa) de mel


Como fazer
Com um "mix" misture a clara em neve e o mel até ficar com consistência homogênea. Aplique na face e pescoço imediatamente e deixe por 15 minutos. Retire com água de coco


Benefícios
A clara de ovo é albumina pura, proteína com efeito lifting firmador. O mel deixa a pele macia e hidratada, além de nutrir a derme.


MÁSCARAS "UNIFORMIZADORAS" – deixam a pele com um aspecto mais uniforme, liso e hidratado.
Chá verde e açúcar mascavo
Ingredientes
Chá verde bem concentrado (1 xícara de água e 3 sachês)
1 colher (sopa) de maisena
1 colher (sopa) de açúcar mascavo


Como fazer
Misture o chá verde, a maisena e o açúcar mascavo e leve ao fogo para engrossar. Espere esfriar mexendo bem e aplique no rosto. Deixe por 20 minutos e retire com água mineral e um borrifador. Retire os grânulos de açúcar com um algodão úmido


Benefícios
O chá verde, bem concentrado, é rico em polifenóis e oligoelementos, isto é, substâncias naturais que nutrem a pele e têm ação antioxidante (contra os radicais livres). O açúcar mascavo contém sais minerais da cana do açúcar e adiciona glicose à pele, o que vai ajudá-la a se refazer das toxinas naturais provenientes da poluição, excesso de sol, má alimentação e cigarro, entre outros.


Aveia e água de arroz
Ingredientes
2 colheres (chá) de aveia em flocos
Água de arroz (água que se lava o arroz)
1 colher (chá) de linhaça dourada


Como fazer
Misture os três ingredientes, dando o ponto com a água do arroz, até formar uma mistura homogênea. Aplique no rosto e deixe agir por 20 minutos. Retire com água corrente e em seguida borrife água de arroz na pele e deixe


Benefícios
A aveia tem propriedades emolientes, suavizantes e calmantes. A linhaça contém antioxidantes (que previnem radicais livres) e a água de arroz é rica em ácido kójico, que a longo prazo deixa a cútis com aspecto mais claro.


Camomila
Ingredientes
1 xícara (chá) de água
3 sachês de chá de camomila


Como fazer
Prepare o chá normalmente com água fervendo e infusão. Espere esfriar e coloque na geladeira para que fique bem frio. Corte um pedaço de algodão (daqueles de rolo) proporcional ao tamanho do seu rosto, fazendo uma abertura para o nariz. Molhe o algodão no chá e cubra o rosto inteiro. Deixe por 15 minutos. O chá pode ser feito um dia antes e o algodão pode ser aquele de quadradinho, o importante é cobrir toda a face


Benefícios
A camomila contém substâncias calmantes e descongestionantes que amenizam a fadiga da pele e a aparência cansada.
Indicação: Roseli Siqueira, esteticista e aromaterapeuta, de São Paulo


Pepino com hortelã
Ingredientes
½ pepino sem casca
6 folhas de hortelã


Como fazer
Coloque os dois ingredientes no liquidificador e bata, mas sem deixar com consistência líquida (bata por dois ou três segundos). Aplique no rosto e deixe por 15 minutos. Retire com água corrente


Benefícios
O pepino é descongestionante e hidratante. A hortelã também descongestiona e ainda é refrescante, causando uma boa sensação de bem-estar à pele.


Hortelã com água destilada
Ingredientes
Folhas de hortelã frescas
Água destilada (comprar em farmácia)


Como fazer
Lave bem as folhas de hortelã e macere-as. No mesmo recipiente que macerá-las, acrescente água destilada bem fria. Deixe por poucos minutos. Coe. Molhe discos de algodão facial nessa água e aplique sobre o rosto. Deixe agir por 15 minutos. Retire borrifando água de coco.

Bom saber...

Capacidade de penetração dos ativos
Este é, sem dúvida, um aspecto de grande importância para os itens caseiros fazerem ou não efeito e divide a opinião dos especialistas. “Alguns ingredientes até agem sobre a pele, como a camomila que acalma, mas nenhum deles tem poder de penetração”, acredita Murilo Drummond. Já para Mônica Aribi, o poder de penetrar na cútis vai depender das propriedades do ativo. “Sem dúvida, uma máscara eficaz é aquela que penetra na pele. Neste sentido, alguns itens funcionam, outros não. Quanto mais líquida for a máscara, mais vai permear a pele e mais efeito fará. É o caso dos chás, principalmente o chá verde e o de camomila. Ingredientes como o mel, a clara de ovo e a gelatina, que fecham os poros, também costumam funcionar”, diz.

Camomila e chá verde
Mesmo com algumas divergências sobre a eficácia das máscaras, alguns ingredientes caseiros são unanimidades entre os especialistas. É o caso dos chás, principalmente o chá verde e o de camomila. “A camomila tem efeito calmante e ameniza irritações”, diz o dermatologista Murilo Drummond. “A camomila é rica em alfa-bisabolol, princípio ativo que acalma a pele. Eu indico para ser utilizada após procedimentos dermatológicos, como laser ou peelings. Além disso, tem poder de hidratação e não traz risco de alergias. Pode ser usada diariamente, o chá geladinho é melhor ainda, porque ainda traz a sensação de frescor”, complementa a médica Mônica Aribi. “O chá verde combinado ao mel é eficaz para amenizar aspecto de cansaço. O chá verde puro também tem poder de hidratar a pele e amenizar a ação de radicais livres. Tem boa penetração e pouco risco de trazer dermatites de contacto à pele. A única desvantagem é que seu efeito dura pouco, pois é muito volátil e vale salientar que ele não tem a capacidade de amenizar manchas, como muita gente pensa”, diz Mônica.

“O chá verde aplicado na pele, assim como o ingerido, aumenta as defesas, tornando a cútis mais resistente e menos vulnerável aos desgastes”, lembra ainda Roseli Siqueira, que enfatiza os benefícios da erva-doce: “Todas as nossas atitudes refletem no desgaste da pele: má alimentação, estresse, exposição excessiva à poluição, excesso de sol e acúmulo de química causado pelo uso diário de cremes e protetor solar. Então é preciso amenizar esses efeitos, mantendo a pele sempre limpa e livre de toxinas. Para isso o chá de erva doce é o mais eficaz, pois tem propriedades desintoxicantes”, afirma a esteticista, que faz um último alerta: “É preciso tomar cuidado. Sobre os olhos, como compressas, só se pode usar chá de camomila ou chá verde. Outros tipos de chá podem ser estimulantes e deixar a região dos olhos irritada”, finaliza.
Máscaras esfoliantes: as campeãs de eficácia
De todos os resultados que uma máscara pode trazer – acalmar, desintoxicar, limpar, relaxar, amenizar oleosidade – a que tem capacidade de esfoliar é a mais eficiente. Primeiro porque o processo é mecânico (aplicar grânulos na pele, como os de fubá, por exemplo, limpa profundamente a camada superficial), o que garante mais eficácia do que quando o efeito é proveniente de seus ativos, como todas as outras máscaras; segundo, porque essa limpeza que a esfoliação promove prepara a pele para receber um produto em seguida ou simplesmente para remover impurezas acumuladas por um longo período. “Esfoliar a pele com delicadeza e ingredientes naturais promove uma adstringência essencial, ou seja, ela fica livre de oleosidade e isso favorece os benefícios de uma outra máscara que for aplicada em seguida ou mesmo do creme hidratante ou antiidade habitual, já que a pele fica extremamente limpa”, justifica a fisioterapeuta dermato-funcional Lorice Miguel, de São Paulo. “De fato, a esfoliação natural deixa a pele pronta para receber os benefícios dos dermocosméticos industrializados”, complementa Murilo Drummond.

Importante: "Para evitar alergias é bom testar a máscara no antebraço antes de aplicá-la na face, assim é possível se certificar de que ela não fará mal”


Fonte: http://mulher.uol.com.br/beleza/noticias/redacao/2011/03/21/aprenda-dez-receitas-de-mascaras-para-esfoliar-iluminar-e-hidratar-o-rosto.htm

http://mulher.uol.com.br/beleza/noticias/redacao/2011/03/21/descubra-a-eficacia-das-mascaras-faciais-caseiras-e-100-naturais.htm

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Máscaras faciais, benefícios à pele!!!


Entenda como elas funcionam e veja dicas de qual a ideal para você saber escolher.


Além do hidratante e do creme anti-idade é possível recuperar a vitalidade da pele do rosto com as máscaras faciais. O cosmético garante uma ação mais profunda e prolongada de seus benefícios. O motivo? “A forma de aplicação contribui para a ação prolongada, já que o produto fica em contato com a pele na concentração mais alta e por mais tempo. Sem contar que a formulação é confiável, por conta do controle de qualidade da indústria”, explica a dermatologista Patrícia Rittes, de São Paulo. “As máscaras possuem uma concentração maior de ativos, a oclusão formada pela camada que se forma sobre a pele promove estímulo da circulação, e facilita a penetração dessas substâncias, levando a resultados eficazes”, complementa a dermatologista Solange Teixeira, colaboradora do departamento de cosmiatria e oncologia da Universidade Federal de São Paulo.


Outra vantagem desses cosméticos é agirem de maneira bem específica. Segundo Solange Teixeira, elas podem ser utilizadas para diversos benefícios como hidratar a pele, fechar os poros, aumentar a luminosidade, controlar a oleosidade, diminuir vermelhidão, entre outros. “Sua aplicação ainda favorece resultados mais imediatos e pode auxiliar procedimentos pré-peeling, acalmar a pele no período pós-peeling e pós-limpeza de pele”, resume a especialista. Para a esteticista Roseli Siqueira, do Centro de Estética Integrada de São Paulo, que leva o seu nome, e há mais de dez anos desenvolve máscaras naturais e industrializadas, esse cosmético é eficiente para qualquer alteração da pele: olheiras, acne, sulcos, cansaço, oleosidade excessiva e bolsas na área dos olhos. “Bastam 15 minutos e a cútis apresenta um aspecto muito mais jovem, renovado”, garante a cosmetóloga.

Efeito coadjuvante

A indicação varia de acordo com a necessidade da pele, mas geralmente as máscaras devem ser usadas uma ou duas vezes por semana ou a cada 15 dias. Mas isso não exclui a aplicação do hidratante ou creme anti-idade usados no dia a dia. “Os cremes causam um estímulo diário e, de um modo geral, são formulados com vários princípios ativos. No caso das máscaras, é diferente, há uma predominância de poucos ativos, porém utilizados em alta concentração”, explica Patrícia Ritttes. “E o uso das máscaras também não substitui os cuidados diários com a pele como limpeza, hidratação, e principalmente a proteção solar”, destaca Solange Teixeira.  



De olho no rótulo
São tantas as substâncias das máscaras industrializadas que é preciso ser objetiva na hora de escolher a ideal.  A dermatologista Patrícia Rittes sugere alguns ativos:
“Para uma boa hidratação o produto deve ter ácido hialurônico, por permitir que a célula absorva e retenha mais água."
"Para proteger a pele do envelhecimento, vale conferir se há vitamina C, um dos maiores antioxidantes que existe, funciona como uma vassourinha que manda embora os radicais livres."
"Para revigorar, basta verificar se contém ácido retinoico, substância que auxilia na produção de colágeno”, explica."
"Entre os ativos campeões para controlar a oleosidade está o ácido salicílico, que por ser secativo e anti-inflamatório, controla a produção de gordura da cútis. “Hamamélis, própolis e melissa também são adstringentes e previnem a acne."
"Para acalmar a pele, uma máscara deve conter extratos vegetais de camomila, calêndula, azuleno ou aloe vera."
"E por fim, para nutrir e manter a cútis saudável, basta verificar se o produto possui de vitaminas A e E, elastina ou chá verde”, completa Solange Teixeira."
Já a cosmetóloga Roseli Siqueira destaca principalmente o poder das flores, do ouro, dos aminoácidos e do chocolate. “Quando o cacau é aplicado na pele, ele libera endorfina através dos nervos sensoriais. Essa endorfina libera neuropeptídeos que na prática trazem a sensação de bem-estar. Esse processo atua como um colágeno natural, aumentando as fibras de sustentação da pele”, esclarece.

EFEITOS BÁSICOS

Em meio a tantos benefícios, destacam-se quatro versões essenciais das máscaras faciais:
DESCANSO
O principal benefício dessas máscaras é amenizar olheiras e o aspecto de cansaço e abatimento da face – por conta de estresse, pouco sono e tensão diários. Entre as substâncias ideais de suas fórmulas não deve faltar vitamina C, silício orgânico ou ácido hialurônico.
PURIFICANTE
Máscaras com essa propriedade deixam a pele limpa, livre de impurezas e de células mortas. Por isso é imprescindível ter ingredientes esfoliantes – químicos (como o ácido salicílico) ou físicos (microgrânulos em gel) – que por promoverem uma leve descamação na camada superficial da cútis, devolvendo à pele um aspecto uniforme e renovado. Além de desintoxicante, atua contra a acne e melhora manchas.
REVIGORANTE
Ingredientes calmantes e renovadores como extratos de plantas, complexos botânicos e algas marinhas trazem viço e “alma nova” à pele. E o melhor: sem deixá-la seca ou craquelada. Assim como as máscaras purificantes, as revigorantes atuam nas células mortas e pontos de oleosidade excessiva, prevenindo o aparecimento de cravos e espinhas.
HIDRATAÇÃO INTENSA
A regra é bem simples: pele hidratada é pele saudável. Os ingredientes hidratantes ajudam a suavizar, neutralizar e reestruturar a cútis. Assim, conserva-se também o equilíbrio e a elasticidade prevenindo a flacidez e a descamação, típicas das peles mais secas e desvitalizadas. Máscaras hidratantes previnem o envelhecimento precoce, já que promove uma profunda renovação celular.


Fonte: http://mulher.uol.com.br/beleza/noticias/redacao/2012/07/23/mascaras-faciais-tem-acao-profunda-e-trazem-beneficios-a-pele-entenda-como-elas-funcionam.htm