quarta-feira, 1 de julho de 2015

Pele seca do bebê: como cuidar

Por que a pele do bebê fica seca?


Bebês e crianças podem ter pele seca pelos mesmos motivos que provocam o ressecamento em adultos: tendência genética e influência do ambiente. A pele do bebê, por sinal, é ainda mais delicada, por isso corre mais risco de ressecar.

O frio, o clima seco e a exposição ao sol, ao ar condicionado e ao cloro de piscinas estão entre os fatores que tendem a piorar o ressecamento da pele.

Além disso, a pele do recém-nascido ainda está se adaptando ao ambiente fora da barriga, por isso pode descascar por alguns dias, geralmente a partir da primeira semana de vida, o que é normal. Também é normal surgir uma descamação no couro cabeludo, no rosto ou no bumbum.

Se você está achando que a pele do seu bebê está muito seca, tome as seguintes providências:

Cuidados na hora do banho

Evite dar mais que um banho por dia, e, se der, use (pouco) sabonete neutro só em um deles.
Dê banho com água morna, e não quente.
Reduza a duração do banho para no máximo 10 minutos.
Deixe o bebê brincar primeiro e só o ensaboe no final do banho. Assim a criança não fica brincando na água cheia de sabão.
Use produto neutro, específico para bebês. Produtos sem perfume nem corantes são menos agressivos para a pele.
Se usar sabonete em barra, não deixe na água enquanto dá banho no bebê.
Você pode ficar tentada a usar óleo na água do banho, mas essa prática não é aconselhável, já que o bebê fica muito escorregadio, e a maioria do óleo nem penetra na pele.



Passe creme hidratante logo depois do banho

Assim que você tirar o bebê do banho, enxugue-o levemente com uma toalha e já passe o hidratante. O motivo é que o creme ajuda a pele a conservar a umidade do banho. Essa recomendação vale para bebês que tenham tendência a pele seca. Em caso de dúvida, fale sempre com o pediatra.

Em princípio, quanto mais espesso o hidratante mais eficaz ele é. Se a pele do seu bebê continuar ressecada, mesmo com você passando hidratante todos os dias, experimente usar um ainda mais espesso.

Outra opção é passar o hidratante duas vezes por dia, uma após o banho e outra durante o dia. Aproveite para fazer uma massagem gostosa no seu filho.


Enxágue a pele do bebê ao sair da praia ou da piscina

A água salgada e os produtos usados na água da piscina ressecam muito a pele. Por isso é importante enxaguar a criança com água limpa ao sair do mar ou da piscina, e se possível passar um hidratante com a pele ainda úmida. 

Mantenha o ar da sua casa úmido

Se na região onde você mora o ar está seco, ou se o ambiente da sua casa está ressecado devido a aquecedores (aquecedores a óleo ressecam menos que os incandescentes) ou ao ar condicionado, você pode umidificá-lo de várias maneiras:

Use um umidificador a frio durante a noite (mas siga as instruções de limpeza do fabricante à risca).

Pendure uma toalha molhada no quarto do bebê.

Depois de dar banho no bebê, não esvazie a banheira imediatamente. Espere até a água esfriar, assim ela umidifica um pouco o ar.

Mantenha plantas dentro de casa (mas não no quarto do bebê), com o cuidado de não deixar água empoçada para não atrair o mosquito da dengue.

Uma ideia é ter em casa (mas não no quarto do bebê) um aquário ou uma daquelas fontes decorativas, pois a água vai evaporando e ajuda a umidificar sua casa.

Por motivo de segurança, não coloque uma bacia de água no quarto do bebê. Ela pode causar acidentes.

Cuidado também para não exagerar na umidade, já que excesso de umidade também pode ser prejudicial à saúde do bebê, facilitando a instalação e crescimento de mofos. 

Dê bastante líquido para o bebê

É importante que o bebê esteja sempre bem hidratado. Ofereça muito líquido em todas as épocas do ano, mesmo nos dias mais frios.

Se seu filho tem menos de 6 meses e só mama, simplesmente aumente o número de mamadas. Não ofereça água nem chá, a menos que o pediatra oriente o contrário. Leia nosso texto sobre quando pode dar água para o bebê.

Muitas vezes, no entanto, apenas a boa hidratação oral não basta. Se seu filho tem tendência para pele seca e está sujeito a um ambiente desfavorável, talvez seja preciso também usar o hidratante.

Proteja o bebê das agressões climáticas

Evite deixar o bebê exposto ao vento forte e principalmente tome cuidado com o sol.

Se a temperatura cair, o vento frio pode ressecar a pele e os lábios do bebê. Se estiver muito frio, vale usar luvas para que as mãozinhas dele não comecem a rachar.

Cuidado com produtos químicos

Não use talco nem perfume direto na pele do bebê, e só lave as roupinhas com sabão de coco ou com produtos sem perfume. Você pode também enxaguar as roupas duas vezes, para ter certeza de que não sobrou nem um pouquinho de sabão.

Observe os tecidos das roupinhas. Lã direto na pele pode causar irritação, assim como roupas sintéticas, muito justas, ásperas ou com bordados e costuras salientes do lado avesso. Os tecidos que, em geral, não causam problema quando em contato direto com a pele são os de algodão. 

A pele seca pode ser sinal de outra coisa?

Se o bebê tiver também manchas vermelhas e que coçam, é possível que ele tenha dermatite atópica, também conhecida como eczema. Mas a boa hidratação também é um dos tratamentos para a dermatite atópica. Mantenha a hidratação e, se o bebê ainda estiver com a pele muito irritada, consulte o médico.

Existe uma doença rara, genética, chamada ictiose, cujos sintomas são pele excessivamente seca, descamação e espessamento da pele da palma da mão e da sola do pé. 

Não deixe de mencionar a pele seca nas consultas de rotina do bebê, e procure atendimento médico imediato se vir sinais de infecção, como presença de pus, inchaço, vermelhidão e quentura da pele em torno de alguma rachadura na pele.

Escrito para o BabyCenter Brasil
Aprovado pelo Conselho Médico do BabyCenter Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário