quarta-feira, 15 de julho de 2015

Métodos para ensinar o bebê dormir sozinho - Plunket

Se não morri por falta de sono até hoje é por causa da Plunket. É uma organização neozelandeza fundada há mais de cem anos com o objetivo de informar e apoiar as mães acompanhando o desenvolvimento dos bebês e garantindo a saúde de toda a família. 


Possuem enfermeiras altamente treinadas e propõem uma metodologia bastante flexível. Na realidade oferecem consultoria individualizada analisando caso a caso. Vou tentar resumir em poucas linhas para compartilhar um pouco do que aprendi com elas conforme a idade do bebê.

A partir do segundo mês elas recomendam seguir os sinais de cansaço do bebê e seguir uma rotina mama, atividade, dorme. Como a da encantadora de bebês. Sugerem colocá-lo para brincar no chão em cima de um tapete ou cobertor pois dessa maneira é mais fácil observar os sinais de sono e em seguida colocá-lo para adormecer no berço. Nesta idade é melhor evitar mostrar mais de dois brinquedinhos para que o bebê não tenha sobrecarga e é indicado colocá-lo de bruços um pouquinho todos os dias para fortalecer o pescoço e as costas.

Falam também da importância de se colocar o bebê para dormir imediatamente após observar os sinais de sono/cansaço e sempre da mesma maneira pois ele já começa a aprender que está indo dormir. Pode-se por exemplo pegá-lo no colo, dar carinho, cantar e colocar no berço. Muitos surpreenderão suas mães dormindo sem chorar, as vezes com apenas uma reclamação, as vezes, sem nenhuma.

(...)Tive muita dificuldade em fazer nossa bebê dormir após o primeiro mês e seguindo essas orientações a Sandra começou a dormir a noite toda no final do segundo mês. Quando ela tinha 5 meses comecei o blog para compartilhar meus aprendizados com outras mães desesperadas como eu tinha sido.


No sexto mês quando fui para o Brasil visitar a família meus problemas começaram e o resto já contei aqui no blog.(...)

Se a mãe não vir quando o bebê mostra os primeiros sinais de cansaço, ele ficará superestimulado e portanto será muito mais difícil de relaxar para dormir e cai chorar. Neste caso a recomendação da Plunket é embrulhar, ou colocar o bebê no berço com o lençol preso embaixo do colchão limitando os movimentos espásmicos que são involuntários e acabam por deixá-lo ainda mais agitado.

Uma dica legal para bebês novinhos é colcoar um rádio fora da estação, de preferência nuna AM, no quarto. O barulho de chiado com vozes no fundo por alguma razão acalmam o bebê. Dizem que é parecido com o quê eles ouvem no útero.

Depois de colocá-lo no berço pode-se ficar parado ao lado até que ele durma. Ou se preferir deixe o quarto e espere 15 min. Se ele chorar volte, tente acalmá-lo no berço, se não for possível pegue-o, acalme-o e ponha de volta para dormir no berço.


Após o quarto mês, em geral, é melhor sair do quarto pois o bebê está muito mais esperto e pode ficar excitado com a presença da mãe. No entanto não é necessário se prender a um tempo definido para esperar fora do quarto enquanto o bebê chora. Pode=se ficar atento ao choro, se o bebê fica muito nervoso, é melhor voltar logo para acalmá-lo para então deixá-lo para adormecer sozinho novamente. Mas se só está reclamando, apenas fazendo alguns ruídos é melhor esperar, ele provavelmente já vai adormecer.

Após o sétimo mês ou quando o bebê começa a se sentar e/ou se levantar no berço é melhor não voltar no quarto muito antes de 10min. Elas recomendam esperar o máximo possível (que a mãe aguenta), não passando de meia hora, mesmo que o bebê se levante ou sente assim que você sair do quarto.

A Sandra está agora com 9 meses e meio portanto só sei até aqui. rs Atualizarei no futuro.

Mas o que posso dizer é que se você pensa em fazer algum tipo de treinamento para dormir com o seu bebê, é melhor começar logo a não ser que ele esteja doente, como foi meu caso. Pois depois que começam a se levantar no berço tudo fica bem mais complicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário