sábado, 29 de setembro de 2012

Cuidados especiais durante o tempo seco!!!


Veja aqui dicas valiosas para amenizar os problemas de saúde devido ao tempo seco. 
Durante algumas épocas do ano, a chuva é o que menos se encontra por aí. A falta de umidade deixa o ar extremamente seco e afeta diretamente a vida das pessoas, que ficam mais vulneráveis à doenças.
Em tempos de seca, as queixas são constantes, já que organismo sente a mudança do clima, e muitas pessoas não sabem muito bem o que fazer para aliviar os males por ele causados. Por isso, confira algumas dicas que vão ajudá-la a passar pelo tempo seco sem muito sofrimento.
A umidade inferior a 60%, há o ressecamento tanto da pele, quanto das mucosas das vias respiratórias, o que deixa o organismo das pessoas mais predisposto à doenças.
Alguns dos possíveis efeitos do tempo seco são: dor de cabeça, nariz ressecado, olhos e gargantas irritados. Por isso, é fundamental que algumas medidas sejam tomadas a fim de amenizar os efeitos do clima seco.
Dicas para lidar com o tempo seco: 
1 – Beber muito líquido. O primeiro passo é ingerir muito líquido, desde água até sucos e água de coco. O ideal recomendado pelos médicos, é beber cerca de 2,5 litros por dia. (Mas lembrando que o ideal é ÁGUA). Para crianças o ideal é oferecer um copo pequeno de água a cada hora e o mesmo é recomendado para mães que estejam amamentando.

                               

2. Lavar o nariz com soro fisiológico. Para aliviar os sintomas de ressecamento, os médicos recomendam o uso de soro fisiológico. E de acordo com os especialistas, esta é uma prática que se mostra bastante eficaz para hidratar as vias nasais. “Pode usar umas seis vezes por dia, no mínimo”, explica Sylvio Renan. E em crianças, “quanto menores forem, maior a obstrução dos canais nasais, por isso, maior a preocupação”, completa.











3. Usar colírio ou soro fisiológico nos olhos com frequência. Os médicos recomendam o uso de colírios lubrificantes ou soro fisiológico. No caso de crianças, apesar delas não sofrerem tanto com os olhos secos, a poluição pode prejudicá-los. Mas, nesse caso, é importante consultar um médico antes de usar qualquer tipo de produto para evitar problemas posteriores. 



4 – Cuide bem da casa. Para algumas pessoas, principalmente para aqueles com asma e doenças alérgicas, os males do clima seco podem ser ainda mais intensos. Por isso, é importante manter a casa limpa e livre da poeira para evitar problemas ainda mais sérios. Para isso, passar panos bem molhados no chão e nos móveis, assim como limpar bem os estofados (isso pode ser feito com um pano umedecido com vinagre e água) pode ajudar.










5 – Cuide da sua pele. Já para aliviar o mal-estar causado pelo ressecamento da pele, o ideal é evitar banhos e ambientes muito quentes e abusar dos hidratantes corporais. Para o rosto, o ideal é lavá-lo bem com sabonetes apropriados e utilizar hidratantes. E para os lábios, abuse de protetores labiais e manteiga de cacau. E para os pequenos, passar hidratantes apropriados na pele, principalmente nas extremidades – como cotovelos e joelhos – que tendem a ficar mais secos.



                                         

6 – Evite esforços físicos. As atividades físicas intensas levam à perda excessiva de água, por isso é importante evitá-las. Mas se você é uma amante dos esportes, prefira os aquáticos, como a natação e a hidroginástica. E para os pequenos, evitar passeios  ao ar livre. Apesar do sol fazer bem, Olavo Mion explica que este tempo não é indicado para levá-los para fora de casa. “Quando a umidade fica abaixo de 30%, é melhor manter as crianças em ambientes com a umidade controlada”, diz.

                                            


7. Manter os ambientes umidificados e evitar o uso de ar condicionado. Os especialistas explicam que atitudes simples, como deixar uma bacia com água no quarto ou colocar toalhas molhadas nas extremidades de janelas e portas, faz diferença na umidificação do ambiente.



8. Limpar e desligar os umidificadores na hora certa. Os umidificadores são bastante eficazes, mas não podem ficar ligados a noite inteira. “Se o ar está úmido demais, pode criar bolor na parede”, explica Gilberto Petty. Além disso, é de extrema importância que o aparelho seja limpo com cloro, pois tende a criar fungos e bolores, algo que também faz mal para as vias respiratórias tanto das crianças quanto dos adultos, avisa Sylvio Renan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário