Olá mamães, hoje resolvi falar um pouquinho sobre a tosse alérgica infantil noturna, tenho certeza que muitas mães passam por este tipo de problema com seu filho. Primeiramente é importante saber que a expressão “tosse alérgica infantil noturna” é usada comumente, mas na verdade, por si só, não constitui um diagnóstico.
A tosse é um sintoma que faz parte do quadro de diversas doenças alérgicas, sendo as principais: a asma (ou bronquite alérgica) e a rinite alérgica (ou rinossinusite alérgica).
Meus dois filhos pequenos tem problemas de rinite, começaram a ter problema depois que começaram a frequentar a escolinha, desde então sempre ficam com algum tipo de tosse, nariz escorrendo e peito cheio.
Em especial irei falar do meu filho mais velho o Erick de 3 anos, que é o que teve mais problemas com tosse alérgica infantil, ele já teve bronquiolite, e várias crises de laringite, principalmente no outono e inverno, que são as estações do ano que mais aparecem estes tipo de alergias.
Ultimamente meu filho estava com muita tosse alérgica, principalmente a noite na hora de ele ir dormir, passava o dia bem sem nenhuma tosse, mas a noite principalmente de madrugada, começavam as tosses sem catarro, uma tosse seca e contínua, eu ficava assustada pois achava que poderia dar crises de laringite.
Conversando com o pediatra ele me disse que provavelmente poderia ser uma tosse alérgica infantil noturna e me encaminhou para um alergista, fizemos exames necessário e realmente era alergia que ele tinha, mas não foi da alimentação e sim do ambiente e me disse que o principal transmissor da alergia vem dos objetos e de outras crianças contaminadas.
Resumindo, a criança muitas vezes coloca objetos na boca, não lava a mão corretamente, mantém contato com outras crianças que estão com o vírus, e como meus filhos passam o maior parte do tempo na escolinha o alergista me disse que com certeza é de lá que está pegando o vírus.
Sabemos que na escolinha não fazem uma higiene adequada nos brinquedos, aonde eles brincam e dormem, realmente é muito complicado por isso é muito comum muitas mães falarem que depois que seu filho começou a frequentar a escolinha, seus filhos sempre ficam doentes e com tosse alérgica infantil.
A dica que eu irei passar foi o que o pediatra juntamente com o alergista dos meus filhos me passaram, lembrando que o correto é levar seu filho ao pediatra ou alergista para eles examinarem e solicitarem os exames necessários, lembrando também que cada caso é um caso, existem vários tipos de tosse alérgica infantil, a que eu irei passar é especificamente para a tosse alérgica noturna, se o caso do seu filho se identificar com o do meu filho, fale com o pediatra ou alergista antes, e veja o que ele acha, nunca, mas nunca medique seu filho sem orientação médica.
O Alergista medicou para o meu filho com tosse alérgica noturna o xarope Hixizine, o genérico você encontra pelo nome de Cloridrato de Hidroxizina ele é um anti-histamínico próprio para vários tipos de alergias.
Falou para oferecer 5ml três vezes ao dia, manhã, tarde e noite e depois mais 7 dias somente a noite antes de ele dormir.
Já o pediatra receitou o Spray Nasal Nasonex.
Este particurlamente foi uma das melhores coisas para o meu filho, antes meu filho respirava muito com a boca aberta e o nariz sempre entupido e esse spray foi a salvação, ele é próprio para rinite alérgica e não pode ser administrado em crianças menores de 2 anos.
Pediu para espirrar 1x ao dia em cada narina durante 7 dias, depois poderia pingar somente o soro fisiológico todos os dias manhã, tarde e noite.
Segundo o pediatra, crianças com tosse alérgica infantil noturna, geralmente dormem com a boca aberta devido ao nariz entupido, e ficar com a boca aberta além de poder infeccionar a garganta pode favorecer e muito a tosse alérgica infantil noturna.
Outro detalhe importante é manter sempre a casa limpa, sempre tirar o pó do quarto da criança, e lavar pelo menos 1x na semana os lençóis, cobertores, fronhas, edredons e manter sempre a janela aberta de manhã para o quarto ficar bem arejado e assim evitar umidades.
Uma dica bem útil para o quarto da criança ficar umidificado naturalmente é manter sempre um balde de água com uma toalha dentro, debaixo da cama ou berço da criança, ainda mais em dias que o tempo está seco ajuda bastante, aqui em casa eu sempre utilizo em dias muito seco.
Esse tratamento ajudou muito com o meu filho, a tosse dele melhorou bastante, nunca dê xarope mais de uma semana, somente com a recomendação do pediatra, sabemos que prolongar o tratamento com xaropes além de perder a eficiência pode ser prejudicial a sáude da criança.
Está é uma fase que passei com o meu filho e compartilhei com vocês, se o seu filho está com tosse a mais de 1 semana ou está semelhante ao o que aconteceu com o meu filho leve-o imediatamente ao pediatra, não medique o seu filho sem a orientação de um especialista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário