segunda-feira, 12 de maio de 2014

Prepare o cãozinho para a chegada do seu bebê! Alexandre Rossi conta como


Mudar a rotina do cachorro é a atitude mais problemática






Ter um cachorro em casa é tudo de bom: ele faz companhia, melhora o humor e, muitas vezes, é como se fosse da família. Mas e quando tem um bebê chegando? Alexandre Rossi conta que, quando a dona está grávida, os cães tendem a ficar mais apegados e ansiosos, mas isso depende muito de como a futura mamãe se comporta durante a gestação. Então saiba lidar com esse momento para que seu filho e seu pet se tornem grandes amigos.
“Os cães conseguem perceber coisas que a gente ainda não entende e não sabe. Conseguem detectar, por exemplo, pelo olfato, câncer de pele ou até de bexiga”, revela Rossi. De acordo com o especialista, ainda não é comprovado se o animal pode perceber a gravidez da dona, então suas alterações comportamentais são reflexo da mudança de tratamento da gestante, mesmo quando isso ocorre inconscientemente. “O cachorro está acostumado com uma proprietária com quem tem uma intimidade. Por uma certa culpa com o cachorro, ela acaba se aproximando muito do cão durante a gravidez. E quando o bebê nasce, acaba tendo um afastamento”, explica.
Plano de ação
De acordo com Alexandre, o primeiro passo é a futura mãe entender o que vai mudar na rotina do bicho de estimação e começar a trabalhar isso com ele. “Se ele não vai poder entrar no quarto, não pode permitir sua entrada no cômodo desde antes para o cachorro não associar a proibição à gravidez ou ao bebê”, orienta. Se ele costuma morder as visitas, é bom investir em um adestramento, já que o recém-nascido vai atrair muitas pessoas à sua casa.
Depois no nascimento da criança, a recomendação é trabalhar associações positivas. “Quando o bebê estiver por perto, é legal fazer um carinho mais gostoso, para o cachorro perceber que quando o bebê está presente ele se dá bem”, explica Rossi.

Quando o cachorro tem ciúme, isso provavelmente não acontece apenas com o bebê, mas com qualquer estranho. Por isso, o especialista em comportamento animal conta que é necessário adestrar o cão para ele aprender a respeitar os limites dos donos. “As visitas sempre devem chegar com alguma coisinha e a bronca deve vir dos donos, assim ele vai entendendo que visitas são legais”, orienta.
Fonte: http://daquidali.com.br/conversa-de-mae/prepare-o-caozinho-para-a-chegada-do-seu-bebe-alexandre-rossi-conta-como/

Nenhum comentário:

Postar um comentário