Adotar hábitos de acordo com cada faixa de idade garante
um envelhecimento saudável
Envelhecer com saúde e uma pele linda parece sonho, mas, acredite, é possível torná-lo realidade com alguns cuidados. Para que a maturidade venha sem grandes marcas, é importante usar as propriedades adequadas a cada fase da vida, sem sobrecarregar ou deixar de lado os nutrientes que são essenciais para o viço. “A luta contra o desgaste natural que ocorre com o passar do tempo começa assim que se atinge a idade adulta”, diz a dermatologista Ligia Kogos.
Aos 20 anos
Nessa fase, o rosto ainda é firme e a pele está cheia de colágeno. “Pode-se ficar acordada até tarde que não se mostra o abatimento no dia seguinte, as queimaduras de sol se resolvem logo e a flacidez é um fantasma distante e desconhecido. Dos anos da adolescência, ainda podem ter sobrado oleosidade no centro da face e tendência às espinhas e cravos que teimam em aparecer, especialmente na testa, no nariz e queixo. Por isso, a principal preocupação deverá ser limpar e proteger”, indica a profissional.
“Não se deve ter medo de sabonetes mais fortes e loções adstringentes alcoólicas. Se há oleosidade, mesmo discreta, lave bem o rosto de manhã e à noite com sabonetes antioleosidade (à base de ácido salicílico, enxofre, sulfacetamida). Em seguida complete a limpeza com algodão embebido num loção adstringente hidroalcoólica, para retirar os resíduos de maquilagem, poluição e secreção das glândulas. Em seguida, um hidratante leve oil free com filtro solar para o dia a dia. Esses hidratantes suaves representam importante arma de beleza e prevenção”, ensina.
Para a noite, a dica é investir num gel de ácido de frutas ou glicólico, que refina os poros e evita os cravos. “Se tiver espinhas, o ideal serão as loções de antibióticos como eritromicina ou clindamicina”, completa. Como as estrias se tornam mais claras e onduladas nessa fase, principalmente nos quadris, coxas e busto, o uso de cremes com ácido glicólico e retinóico também são aconselhados, para esvaecer e superficializar os sinais.
“Aprenda a gostar de saladas, verduras e frutas, a nunca exagerar em pães, massas e doces, moldando seu padrão alimentar que lhe será útil por toda a vida. Refrigerante, mesmo diet, só para ocasiões especiais, nunca para matar a sede no dia a dia. Fuja do cigarro e de quem fuma, para não ter perigo de adquirir esse terrível vício que dilapida a beleza”, adverte.
Aos 30 anos
Essa é a fase do esplendor da beleza, quando você sabe como tirar proveito dos pontos fortes, tem mais estilo, já sabe o que cai bem e tem mais sofisticação. No entanto, é também o momento em que começam a surgir as preocupações com o futuro. “De acordo com o estilo de vida que teve nos últimos dez anos, ela poderá perceber algumas alterações: manchas, ressecamento do rosto, ruguinhas finas na lateral dos olhos, olheiras, vincos se iniciando. Os abusos de sol e noites mal dormidas já deixam suas marcas”, diz.
A celulite também pode ficar mais visível nessa idade, e os cabelos se tornam mais ralos pelo uso de químicas. “Os hidratante diários com filtro poderão conter estimuladores de colágeno, ativos de efeito ‘cinderela' para apagar sinais de cansaço, anti-radicais livres e vitaminas. À noite, o ideal é alternar Vitamina C, ácido glicólico e nutritivos umectantes profundos. O dermatologista poderá prescrever um ácido retinóico para ser usado por uma semana a cada mês, para pele ficar perfeita”, fala Ligia, que lembra que a maquiagem, além de proteger, dá uma graça extra ao visual, podendo ser usada diariamente.
“Alguns cuidados básicos essenciais para desfrutar da beleza nesta idade são não fumar, já que ocigarro estreita os vasos, diminui a nutrição e 'come' o colágeno, levando às rugas, palidez, olheiras, celulite e queda de cabelo, usar filtro solar diário (fps 12 ao menos), misturado aos hidratantes, para evitar o desgaste que a radiação ultravioleta causa. Na praia e piscina, caprichar com FPS 30 no rosto e cuidar melhor da alimentação, já não se gasta calorias facilmente como aos 18 anos. Saladas, legumes, proteínas, devem ser à base da dieta, com menor teor de carboidratos, além de não sacrificar os cabelos com modismos, exageros em reflexos e alisamentos cobram um alto preço: menos cabelos a cada ano”, alerta.
Aos 40 anos
“Aqui se comemora o passado bem cuidado ou se paga os pecados cometidos. Pode-se ter uma aparência de idade absolutamente indecifrável, mas se houve abusos de sol ou cigarro, a pele poderá mostrar manchas, vermelhidão, desgaste e perda de elasticidade. A boa notícia é que parte disso é reversível, podendo-se 'voltar no tempo' com o ácido retinóico, os peelings, lasers e procedimentos como o Botox e preenchimentos”, garante a dermatologista.
Como a rotina costuma ser intensa, é comum deixar os cuidados de lado, mas você precisa encontrar uma janela de duas horas por semana para os exercícios físicos e outros procedimentos importantes. “A alimentação deve ser vigiada, pois se engorda com mais facilidade .O ginecologista é um grande aliado da beleza, cuidando da parte hormonal, para que o organismo se harmonize. Não fumar, é importantíssimo, já que o cigarro ‘gasta’ o colágeno, responsável por toda a elasticidade da pele, estreita os vasos, deixando a pessoa pálida e sem a nutrição adequada, a voz inclusive envelhece precocemente sob a ação crônica da nicotina: torna-se áspera, a risada sai rouca, raspada, perde-se muito da capacidade de cantar. Isto sem falar nos danos à saúde geral, como hipertensão, sintomas cardíacos, câncer de pulmão, etc”, reforça.
Procure dormir bem, já que os efeitos de noites mal dormidas aparecem mais, deixando o rosto pálido, flácido e desidratado, com olheiras escuras e muito perceptíveis. “A proteção, com hidratantes diários contendo filtros, estimuladores de colágeno, hormônios femininos (estradiol), pode mostrar seus resultados em poucas semanas. Ácido retinóico algumas noites por mês, alternando-se com cremes de estradiol (hormônio feminino), glicólico, vitamina C e nutritivos potentes (contendo uréia, glycans, hialuronico, silicones) fazem milagres. Creme tensores de “efeito cinderela” ajudam a tornar um rosto cansado em outro liso, esticado e bem disposto. Liftline, Tensine e DMAE são ativos deste grupo”, explica.
Quer mais uma dica para ficar linda? Use e faça aquilo que te deixa bem. “Não se obrigue a cortar os cabelos se você gosta deles longos, só porque alguém falou que após os 40 se deve usá-los curtos! Use-os compridos se você se sente bem assim”, ressalta Ligia.
Após os 50 anos
“As preocupações da mulher se acentuam em torno das alterações progressivas tais como flacidez, rugas e palidez pela diminuição da irrigação sanguínea, a pele se torna fina e áspera, a gordura começa a se distribuir irregularmente, acumulando-se mais em determinados pontos como abdômen, cintura, a pigmentação se torna irregular. Ocorre uma diminuição dos cabelos. A falta que fazem os hormônios estrogênicos, após a menopausa se faz sentir, se não há reposição hormonal, ocasionando progressiva diminuição da elasticidade da pele devida à diminuição dos teores de colágeno, que se torna flácida, mais “molinha“, inicialmente em braços, pescoço, laterais do rosto. Aparece ressecamento em pernas e braços, resistentes aos hidratantes comuns”, diz a dermatologista.
“Para preservar-se jovem o maior tempo possível é necessário desistir totalmente do fumo e fazer que quem com ela vive desista também, usar filtro solar diariamente, exercitar-se moderada e regularmente, não ingerir mais calorias do que gasta, não se envergonhar de ser feminina, fazer o que estiver em seu alcance, mas não se preocupar demais com todos os detalhes", diz a médica, que também aconselha. "É preciso lembrar que a impressão de beleza está no conjunto, por isso se deve manter as costas retas sempre, porque postura é um dos fatores mais importantes na aparência e dormir o melhor que puder. Em cremes e loções,procure os ativos estradiol, ácido retinóico, alfa hidroxiácidos(AHA), como o glicólico, vitamina C, liftline, tensine, estimuladores de colágeno como os glycans, hidroxiprolisilane, ceramidas, lactato e palmitato de retinol”, finaliza.
Fonte: http://daquidali.com.br/beleza/dra-ligia-kogos-conta-quais-os-cuidados-com-a-pele-em-cada-fase-da-vida/