quinta-feira, 29 de março de 2018

Assim é a Páscoa!!!


Páscoa, ressurreição!


A mudança, a transformação, o renascer!


Que nesta Páscoa não seja apenas o almoço em família, a brincadeira gostosa de esconder os ovos de chocolate e ver a alegria das crianças quando encontra. Que não seja também a tristeza daqueles que vão estar sozinhos ou dos que não podem comemorar com festas e chocolates, ou daqueles que estão doentes e sem esperanças. Que nesse dia todos tenham capacidade de entender o verdadeiro sentido da páscoa.

Que seja renovado em cada um a fé, a esperança, a capacidade de recomeçar, de perdoar, de respeitar o próximo, de pelo menos se esforçar para viver em harmonia e equilíbrio. 

quarta-feira, 21 de março de 2018

Maquiagem envelhece? Mitos e verdades

Você já ouviu alguém dizendo que usar maquiagem todo dia envelhece? Ou, então, que uma base com filtro solar dispensa o uso de um produto específico para bloquear a radiação ultravioleta?


Quando é a saúde e beleza da sua pele que estão em jogo, não podemos nos dar ao luxo de confiar em informações imprecisas. Por isso, reunimos esta lista de mitos e verdades para você ficar por dentro dos cuidados necessários em relação à sua maquiagem. Confira:

A maquiagem é um dos principais fatores que envelhecem a pele

Mito! Existem fatores internos e externos responsáveis pelo envelhecimento da pele, mas a maquiagem não é um deles. Entre os fatores internos, temos a genética, o equilíbrio hormonal, o estresse oxidativo que causa danos no DNA e níveis mais altos de glicose no sangue.

O envelhecimento causado por fatores externos, por sua vez, é resultado de hábitos como o consumo de álcool e tabaco, qualidade da alimentação e exposição desprotegida ao sol. O surgimento dos primeiros sinais do envelhecimento, como manchas e rugas, dependem da combinação desses fatores – e veja que a maquiagem não está entre eles!

Usar maquiagem pode até proteger a pele contra o envelhecimento

Verdade quando consideramos a proteção contra a exposição solar. Se os produtos que você utiliza, principalmente a base e o batom, tiverem um bom nível de proteção contra os raios ultravioleta, então a sua maquiagem pode sim te ajudar a evitar os efeitos negativos do sol, que é um dos principais causadores de rugas e manchas.

Dessa forma, ao comparar uma mulher que só usa maquiagem em ocasiões especiais com outra mulher que se produza inteira para ir até a padaria, a segunda provavelmente estará mais protegida contra o envelhecimento. Isso acontece porque a radiação solar danifica nosso DNA e prejudica a produção de colágeno e elastina, resultando no surgimento de manchas, rugas e flacidez.

Maquiagem com FPS dispensa o uso de filtro solar

Mito! Não é porque a maquiagem pode ajudar a proteger a pele dos danos causados pelo sol que o filtro solar pode ser dispensado! Pode até ser que seus produtos ofereçam certa proteção, mas ela não é tão eficiente quanto a de um filtro solar. Em geral, não chega nem perto!

Mesmo usando uma base com algum FPS, por exemplo, é necessário dedicar alguns minutinhos para aplicar o filtro solar antes de fazer seu make. Isso porque os cosméticos nem sempre apresentam FPS de pelo menos 30, que é o mínimo recomendado para proteger o rosto dos raios ultravioletas.

A maquiagem nunca contribui para o envelhecimento da pele

Mito! Pode até ser que a maquiagem ajude a proteger a pele da radiação solar, mas não é por isso que ela pode ser usada sem nenhum tipo de cuidado – afinal, dependendo das condições de uso que você faça, ela pode sim contribuir para o surgimento de sinais do envelhecimento.

Por exemplo: se você dormir com a maquiagem, sua pele não vai conseguir respirar direito e seus poros vão ficar entupidos, prejudicando a eliminação das impurezas. Isso favorece a formação da acne e pode até causar alergias – e tudo isso pode deixar manchas e cicatrizes na sua pele.

Além disso, quando consideramos o médio prazo, dormir com maquiagem pode resultar em uma alteração na textura da sua pele, o que favorece o surgimento das temidas rugas! Mas, nesse caso, temos que ser sinceras: o que causou o envelhecimento não foi bem a maquiagem, mas sim a falta de cuidados na hora de remover os produtos.

Usar maquiagem vencida faz mal e acelera o envelhecimento

Verdade! Sabe aquela paleta de sombras que fica escondida no fundo da gaveta do banheiro e você mal se lembra que ela existe? Aí, chega uma ocasião especial e você decide que quer usar justamente o tom de dourado que só tem naquela paleta, mas a data de validade até sumiu da embalagem… Pois saiba que essa é uma escolha bem perigosa para a saúde da sua pele.

Um produto com prazo de validade vencido é um prato-cheio para contaminação por microorganismos como fungos e bactérias, oferecendo riscos de causar alergias e irritações. E esses problemas, como você sabe, podem acabar resultando em manchas, alterações na textura da pele e ressecamento, o que contribui para o surgimento das rugas.



Se o produto está no prazo de validade, posso usar sem medo

Mito! Além de observar o prazo de validade da sua maquiagem, você também deve observar se as características como cor, cheiro e textura continuam iguais a quando você comprou o produto. Se você observar alguma alteração, não hesite em descartar a maquiagem, pois ela pode estar contaminada e ser prejudicial à sua pele.

Essa dica também vale para os hidratantes: se você perceber que eles mudaram de cor, eles não devem mais ser utilizados, pois esse é um sinal de que eles sofreram oxidação e não são mais seguros para serem aplicados na sua pele.

O banheiro não é um bom lugar para guardar a maquiagem

Verdade. A gente sabe que é mais prático deixar todos os produtos no armário do banheiro, pois é bem possível que você se arruma lá, diante do espelho. O problema é que o banheiro é um ambiente muito úmido, o que acaba favorecendo a proliferação de fungos nos seus produtos.

Na verdade, o melhor a se fazer é guardar seus produtos de maquiagem em um armário que tenha uma passagem de ar, mas que fique em um local seco.
O uso e o armazenamento correto da sua maquiagem não só faz com que os produtos durem mais, mas também são fundamentais para manter a saúde e a jovialidade da sua pele.

Agora que você já sabe tudo sobre os mitos e verdades do uso de maquiagens, ficou ainda mais fácil se prevenir e escolher os produtos certos, não é mesmo? O desejo das mulheres e até mesmo de muitos homens, em corrigir imperfeições aderindo a cirurgia plástica e outros procedimentos, já não é mais novidade para ninguém. Contudo, com as dicas certas, a make up  pode ser uma alternativa para a saúde da sua pele, além do bem estar consigo mesma.



Crédito: Cirurgiã Plástica Dra. Luciana Pepino

sexta-feira, 16 de março de 2018

4 máscaras faciais caseiras com mel para pele seca, manchada ou com acne


Foto: iStock

O mel é conhecido e apreciado pela humanidade desde a pré-história. Essa fama toda não é à toa, pois esse ingrediente é rico em vitaminas, minerais e enzimas benéficas ao nosso organismo.

Além disso, o mel também é um excelente aliado da beleza e da saúde da pele, pois ele tem propriedades emolientes, antissépticas e esfoliante. Por isso, esse é um ingrediente muito utilizado em máscara facial. 

Saiba como utilizar o mel e como combiná-lo com outros ingredientes para potencializar os benefícios que ele oferece para o rosto:

1. Máscara facial de mel e canela para acne

Foto: iStock

O mel e a canela são conhecidos por suas propriedades antissépticas, sendo capazes de combater a proliferação de bactérias causadoras da acne quando aplicados sobre a pele. Veja como fazer uma máscara caseira com esses dois ingredientes:

Ingredientes

  • 3 colheres de chá de mel
  • ½ colher de chá de canela em pó

Modo de preparo e aplicação

Misture o mel e a canela e aplique em toda a face, exceto na região ao redor dos olhos. Deixe a máscara agir por 20 a 30 minutos e enxágue bem com água. Você pode utilizar essa máscara apenas uma vez por semana no máximo.

Como a canela pode ser um pouco irritante para a pele, é bom fazer um teste na parte de cima da mão antes de aplicar a máscara no rosto.

2. Máscara facial de mel e limão para manchas e cicatrizes

Foto: iStock

O mel possui substâncias antioxidantes que combatem os danos causados pelos radicais livres e ajudam a prevenir sinais do envelhecimento, como as manchas na pele. Já o limão, além de ser rico em vitamina C, produz um efeito esfoliante e clareador, ajudando a amenizar manchas escuras e cicatrizes.

Junto com o mel, o limão deixa a pele mais macia logo nas primeiras aplicações. Porém, para observar um efeito nas manchas e cicatrizes, pode ser necessário aplicar a máscara durante algumas semanas ou meses.

Por seu conteúdo ácido, o limão pode causar algum tipo de irritação na pele, por isso você deve utilizar esta máscara no máximo 1 ou 2 vezes por semana.

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de mel
  • ½ colher de chá de suco de limão

Modo de preparo e aplicação

Misture o mel e o suco de limão e aplique a máscara sobre a face, deixando agir por 20 a 30 minutos. Enxágue o rosto muito bem com água e sabão neutro, certificando-se de remover todo o produto.

Atenção: o limão pode manchar a pele de forma permanente se você se expuser ao sol. Por isso, você deve permanecer em um ambiente fechado enquanto estiver com a máscara e caprichar no protetor solar.

3. Máscara facial de mel, iogurte e abacate para pele seca

Foto: iStock

Outra propriedade muito benéfica do mel para a pele é o seu poder de hidratação e nutrição, pois ele oferece uma série de vitaminas e minerais. Isso faz dele um ingrediente ideal para o tratamento de peles ressecadas. 

Para potencializar esse efeito, essa máscara ainda leva abacate, que fornece gorduras nutritivas para a pele, e iogurte, que contém ácido lático – excelente para deixar a pele macia, suavizar os poros e estimular a produção de colágeno.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de mel
  • 1 colher de chá de iogurte natural integral
  • 1 colher de chá de abacate

Modo de preparo e aplicação

Amasse bem o abacate e misture-o com o mel e o iogurte até obter uma pasta uniforme. Aplique a máscara no rosto e deixe agir por 20 a 30 minutos antes de enxaguar. Você pode usar essa receita várias vezes por semana se desejar.

4. Máscara facial de mel e aloe vera para pele sensível

Foto: iStock

Quando aplicado sobre a pele, o mel tem propriedades cicatrizantes que ajudam a regenerar tecidos lesionados. O aloe vera, por sua vez, é um excelente calmante para inflamações e irritações cutâneas.

Dessa forma, ao misturar esses dois ingredientes, você obtém uma máscara muito boa para quando a pele está sensível ou irritada, pois ela ajuda a amenizar inflamações, vermelhidão, eczema e queimaduras solares. Você pode utilizá-la diariamente.

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de mel
  • 1 colher de chá de gel de aloe vera

Modo de preparo e aplicação

Misture o mel e o gel de aloe vera e aplique a máscara em todo o rosto. Deixe agir por 10 a 20 minutos e enxágue com água fria.

Caso você não observe uma melhora da sua pele com o uso das máscaras caseiras, o ideal é sempre consultar um dermatologista para que ele possa indicar o melhor tratamento.


Escrito por Raquel Praconi Pinzon

fonte: www.dicasdemulher.com.br



quarta-feira, 14 de março de 2018

Saiba as causas das espinhas em cada região do rosto

A área em que a acne surge no seu rosto pode dizer muito sobre o que está acontecendo internamente no seu corpo. Aqui, veja o que pode estar causando espinhas na sua testa, queixo, nariz, orelhas, bochechas e mais regiões da face.


Nem sempre a causa das suas espinhas é hormonal ou estresse. Em alguns casos, a acne pode surgir devido a algum problema interno no seu corpo. “Alguns dermatologistas podem diagnosticar a causa da acne apenas olhando para o rosto e usando uma técnica de mapeamento”, afirmou o dermatologista Michael Shapiro ao site “The Fashion Spot”.

Segundo o especialista, o mapeamento do rosto pode ser a chave para problemas na pele e questões internas no corpo. A técnica é popular na antiga medicina chinesa e foca em diferentes áreas da face. Ao analisar pelo local em que a acne aparece no rosto, os médicos conseguem determinar a causa. Veja o mapeamento feito pelo dermatologista.

TESTA
 
Espinhas na testa podem ser causadas por uma série de motivos, incluindo problemas digestivos, no intestino delgado, no fígado, altos níveis de estresse, sono irregular, má alimentação ou até como reação a algum produto de cabelo. Para combater a acne na testa, durma ao menos sete horas por noite, beba muita água para eliminar as toxinas, fique atenta à sua dieta para saber se algum dos alimentos pode causar espinhas – evite comidas e bebidas ricas em açúcar – e certifique-se se algum produto para a face ou cabelo está irritando sua pele.

TÊMPORAS E ENTRE AS SOBRANCELHAS
 
Espinhas na região ao redor dos olhos podem ser por causa de má circulação, problemas na vesícula biliar ou dietas ricas em gordura, alimentos processados ou álcool. A ingestão de água é essencial assim como prestar atenção na alimentação.

NARIZ
 
Má alimentação, prisão de ventre, distensão abdominal, desequilíbrio gastrointestinal, indigestão e má circulação sanguínea podem ser uma das causas da acne no nariz. Coma alimentos ricos em vitamina B e evite os muito temperados para aliviar as espinhas na região.

BOCHECHAS
 
Espinhas podem surgir nas bochechas devido a problemas no pulmão, fígado, estômago, comer em excesso e estresse. Outras causas são telefones celulares, fronhas ou pincéis de maquiagem sujos. Por isso, é importante manter a pele limpa todos os dias, uma vez que o ambiente também é poluído. E não se esqueça de trocar as fronhas com frequência e limpar a tela do celular.

AO REDOR DOS LÁBIOS
 
Prisão de ventre e excesso de alimentos fritos e apimentados são algumas das causas de espinhas ao redor dos lábios. Elas também podem ser uma reação a alguma pasta de dente. Aumente a ingestão de fibras, frutas e vegetais para eliminar a acne aqui.

QUEIXO
 
A acne no queixo pode ser resultado de problemas hormonais, ginecológicos e desequilíbrio nos rins. Beba muita água e coma alimentos ricos em ômega-3 para manter os hormônios em estáveis.

ORELHAS
 
As orelhas estão relacionados com os rins. Se eles não estão funcionando corretamente ou não recebem nutrientes e água suficiente, espinhas grandes e persistentes podem aparecer nas orelhas. Para evitar isso, é recomendável beber bastante água e evitar o excesso de cafeína e sal.




Fonte: Revista Marie Claire