segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Formas naturais de clarear as manchas das mãos

Você já ouviu falar que não existe nenhum tratamento estético que rejuvenesça as mãos? Então saiba que as coisas não são mais assim hoje em dia, pois você pode recorrer a procedimentos como peeling, laser e luz pulsada para atenuar as manchas escuras, que dão uma aparência mais envelhecida.

Além disso, existe uma série de truques caseiros bastante acessíveis que você pode experimentar para clarear essas manchas, deixando suas mãos com uma textura mais macia e um tom de pele mais uniforme. Confira 7 dicas que preparamos para você:

1. Vinagre de maçã



Por ter um pH bastante ácido, o vinagre de maçã tem o poder de fechar os poros, o que ajuda a dar uma aparência mais jovem à pele e a clarear manchas causadas pelo sol.

Para experimentar essa dica, mergulhe um chumaço algodão em uma colher de sopa de vinagre de maçã e aplique o produto sobre as manchas. Deixe agir por 20 minutos (permaneça longe do sol enquanto isso), enxágue com água morna e aplique um hidratante para mãos. Você pode fazer esse truque três vezes por semana.

2. Leite



O ácido lático presente no leite atua como um agente de clareamento das manchas solares. Contudo, para observar bons resultados, é preciso ser persistente na aplicação desse ingrediente por várias semanas.

O truque consiste em embeber um chumaço de algodão no leite, aplicar sobre as manchas na hora de dormir e esperar secar antes de se deitar. Enxágue apenas na manhã seguinte. Repita o procedimento todas as noites.

3. Iogurte natural



O iogurte natural funciona de forma parecida com o leite quando se trata de suavizar manchas nas mãos, mas seu efeito é mais poderoso. Esse ingrediente deixa a pele mais macia, estimula a regeneração e ainda ajuda a manter a região hidratada.

Para obter esses benefícios, basta aplicar o iogurte na região manchada como se fosse uma loção. Deixe agir por 20 minutos antes de enxaguar. Se possível, faça a aplicação à noite, espere secar antes de dormir e remova apenas no dia seguinte.

4. Casca de laranja, leite e limão



Este truque une os benefícios do leite com a vitamina C, que ajuda a bloquear a produção de melanina (o pigmento que dá cor à pele e forma manchas quando está em excesso). Além disso, a laranja e o limão contêm ácido cítrico, que ajuda a regenerar a pele. Para esta dica, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
  • 3 colheres de sopa de raspas de casca de laranja
  • 2 colheres de sopa de leite
  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • 1 colher de sopa de glicerina
Misture todos os ingredientes no liquidificador ou com o auxílio de um mixer, aplique sobre as manchas e deixe agir por 15 minutos. Enxágue com bastante água corrente e passe protetor solar. A função da glicerina nessa receita é deixar suas mãos mais hidratadas.

Importante: permaneça dentro de casa e longe da claridade enquanto faz esse truque, pois a luz do sol pode causar novas manchas em contato com os ácidos das frutas.

5. Casca de mamão



A casca do mamão contém papaína, uma enzina que promove a renovação da pele ao eliminar as células mortas e permitir que elas sejam substituídas por células novas.

Para experimentar essa dica, descasque uma fatia de mamão maduro e esfregue a parte interna da casca na região manchada. Deixe agir por 15 minutos e enxágue com água fria. Repita o truque de 3 a 4 vezes por semana.

6. Água de rosas, bicarbonato de sódio e mel



A água de rosas ajuda a combater o envelhecimento cutâneo, o bicarbonato de sódio promove uma bela esfoliação e o mel é um agente de hidratação e nutrição. Ou seja, essa receita tem tudo o que você precisa para renovar a camada celular mais superficial das suas mãos, remover as manchas e deixar sua a pele supermacia. Anote a quantidade de cada ingrediente:
  • 2 colheres de chá de água de rosas
  • 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de mel
Misture todos os ingredientes, aplique na área com as manchas, deixe agir por 20 minutos e enxágue com água fria. Repita o procedimento todos os dias.

7. Rabanete, mel e cúrcuma



Embora o mel seja um ingrediente bem conhecido para os cuidados com a pele, o rabanete e a cúrcuma (ou açafrão-da-terra) não são assim tão comuns.
Porém, ambos contêm propriedades que ajudam a clarear as manchas nas mãos: a cúrcuma atua como esfoliante e agente antienvelhecimento, enquanto o rabanete oferece vitamina C, que bloqueia a produção de melanina. Assim, você vai precisar de:
  • 1 rabanete médio
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 colher de chá de cúrcuma
Coloque todos os ingredientes em um processador e bata até formar uma pasta. Aplique a mistura nas manchas e faça uma massagem por 5 minutos. Deixe agir por mais 10 minutos e enxágue com água fria. Repita o procedimento duas vezes por semana.

Todas essas dicas consistem em truques caseiros, portanto eles podem não funcionar da forma esperada ou demorar bastante tempo até que seja possível perceber uma diferença. Suspenda o uso dessas receitas em caso de alergia e procure um dermatologista.


A melhor forma de evitar o surgimento de novas manchas é proteger as mãos do contato com produtos de limpeza e aplicar protetor solar todos os dias, de preferência com FPS 30. Suas mãos certamente agradecem esses cuidados!

sábado, 24 de fevereiro de 2018

Maquiagem envelhece? Mitos e Verdades

Muito se fala sobre a maquiagem envelhecer ou fazer mal para a pele. Será que isso é verdade? É isso que vamos descobrir!




Você já ouviu alguém dizendo que usar maquiagem todo dia envelhece? Ou, então, que uma base com filtro solar dispensa o uso de um produto específico para bloquear a radiação ultravioleta?
Quando é a saúde e beleza da sua pele que estão em jogo, não podemos nos dar ao luxo de confiar em informações imprecisas. Por isso, reunimos esta lista de mitos e verdades para você ficar por dentro dos cuidados necessários em relação à sua maquiagem. Confira:

A maquiagem é um dos principais fatores que envelhecem a pele

Mito! Existem fatores internos e externos responsáveis pelo envelhecimento da pele, mas a maquiagem não é um deles. Entre os fatores internos, temos a genética, o equilíbrio hormonal, o estresse oxidativo que causa danos no DNA e níveis mais altos de glicose no sangue.
O envelhecimento causado por fatores externos, por sua vez, é resultado de hábitos como o consumo de álcool e tabaco, qualidade da alimentação e exposição desprotegida ao sol. O surgimento dos primeiros sinais do envelhecimento, como manchas e rugas, dependem da combinação desses fatores – e veja que a maquiagem não está entre eles!

Usar maquiagem pode até proteger a pele contra o envelhecimento

Verdade quando consideramos a proteção contra a exposição solar. Se os produtos que você utiliza, principalmente a base e o batom, tiverem um bom nível de proteção contra os raios ultravioleta, então a sua maquiagem pode sim te ajudar a evitar os efeitos negativos do sol, que é um dos principais causadores de rugas e manchas.

Dessa forma, ao comparar uma mulher que só usa maquiagem em ocasiões especiais com outra mulher que se produza inteira para ir até a padaria, a segunda provavelmente estará mais protegida contra o envelhecimento. Isso acontece porque a radiação solar danifica nosso DNA e prejudica a produção de colágeno e elastina, resultando no surgimento de manchas, rugas e flacidez.




Maquiagem com FPS dispensa o uso de filtro solar

Mito! Não é porque a maquiagem pode ajudar a proteger a pele dos danos causados pelo sol que o filtro solar pode ser dispensado! Pode até ser que seus produtos ofereçam certa proteção, mas ela não é tão eficiente quanto a de um filtro solar. Em geral, não chega nem perto!
Mesmo usando uma base com algum FPS, por exemplo, é necessário dedicar alguns minutinhos para aplicar o filtro solar antes de fazer seu make. Isso porque os cosméticos nem sempre apresentam FPS de pelo menos 30, que é o mínimo recomendado para proteger o rosto dos raios ultravioletas.

A maquiagem nunca contribui para o envelhecimento da pele

Mito! Pode até ser que a maquiagem ajude a proteger a pele da radiação solar, mas não é por isso que ela pode ser usada sem nenhum tipo de cuidado – afinal, dependendo das condições de uso que você faça, ela pode sim contribuir para o surgimento de sinais do envelhecimento.

Por exemplo: se você dormir com a maquiagem, sua pele não vai conseguir respirar direito e seus poros vão ficar entupidos, prejudicando a eliminação das impurezas. Isso favorece a formação da acne e pode até causar alergias – e tudo isso pode deixar manchas e cicatrizes na sua pele.

Além disso, quando consideramos o médio prazo, dormir com maquiagem pode resultar em uma alteração na textura da sua pele, o que favorece o surgimento das temidas rugas! Mas, nesse caso, temos que ser sinceras: o que causou o envelhecimento não foi bem a maquiagem, mas sim a falta de cuidados na hora de remover os produtos.

Usar maquiagem vencida faz mal e acelera o envelhecimento

Verdade! Sabe aquela paleta de sombras que fica escondida no fundo da gaveta do banheiro e você mal se lembra que ela existe? Aí, chega uma ocasião especial e você decide que quer usar justamente o tom de dourado que só tem naquela paleta, mas a data de validade até sumiu da embalagem… Pois saiba que essa é uma escolha bem perigosa para a saúde da sua pele.

Um produto com prazo de validade vencido é um prato-cheio para contaminação por microorganismos como fungos e bactérias, oferecendo riscos de causar alergias e irritações. E esses problemas, como você sabe, podem acabar resultando em manchas, alterações na textura da pele e ressecamento, o que contribui para o surgimento das rugas.



 


Se o produto está no prazo de validade, posso usar sem medo

Mito! Além de observar o prazo de validade da sua maquiagem, você também deve observar se as características como cor, cheiro e textura continuam iguais a quando você comprou o produto. Se você observar alguma alteração, não hesite em descartar a maquiagem, pois ela pode estar contaminada e ser prejudicial à sua pele.

Essa dica também vale para os hidratantes: se você perceber que eles mudaram de cor, eles não devem mais ser utilizados, pois esse é um sinal de que eles sofreram oxidação e não são mais seguros para serem aplicados na sua pele.

O banheiro não é um bom lugar para guardar a maquiagem

Verdade. A gente sabe que é mais prático deixar todos os produtos no armário do banheiro, pois é bem possível que você se arruma lá, diante do espelho. O problema é que o banheiro é um ambiente muito úmido, o que acaba favorecendo a proliferação de fungos nos seus produtos.
Na verdade, o melhor a se fazer é guardar seus produtos de maquiagem em um armário que tenha uma passagem de ar, mas que fique em um local seco.
O uso e o armazenamento correto da sua maquiagem não só faz com que os produtos durem mais, mas também são fundamentais para manter a saúde e a jovialidade da sua pele.
Agora que você já sabe tudo sobre os mitos e verdades do uso de maquiagens, ficou ainda mais fácil se prevenir e escolher os produtos certos, não é mesmo? O desejo das mulheres e até mesmo de muitos homens, em corrigir imperfeições aderindo a cirurgia plástica e outros procedimentos, já não é mais novidade para ninguém. Contudo, com as dicas certas, a make up  pode ser uma alternativa para a saúde da sua pele, além do bem estar consigo mesma.