segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Seu filho é tímido? Saiba como incentivar a socialização dele

Aprenda como reconhecer a timidez excessiva e saiba quando procurar ajuda



A socialização é uma grande preocupação dos pais em relação à educação dos filhos, especialmente diante da tendência de as crianças ficarem cada vez mais tempo diante do computador. A escola funciona como um grande centro de cidadania, permitindo que os pequenos desenvolvam suas habilidades de lidar uns com os outros. Atividades simples realizadas pela escola podem, porém, significar um PROBLEMA PARA AQUELAS QUE APRESENTAM TIMIDEZ.

De acordo com a psicopedagoga Luciana Maria Ceccatto de Lima, os SINAIS DE TIMIDEZ PODEM SER PERCEBIDOS nos primeiros anos escolares. “Existe uma preocupação na pedagogia que busca desenvolver a interação das crianças com atividades lúdicas, formação de pares e equipes. Um pouco de timidez todo mundo tem, mas AQUELAS QUE TEM MAIOR DIFICULDADE DE CONVÍVIO PRECISAM DE ATENÇÃO ESPECIAL”, afirma ela, assessora pedagógica no Colégio Novo Ateneu, em Curitiba (PR).

Os sinais de alerta, de acordo com a psicóloga, começam quando a criança sente medo de participar de ATIVIDADES QUE FOGEM DA ROTINA da sala de aula. “É comum apresentar nervosismo quando existe a possibilidade de um passeio ou uma festa de aniversário de um amiguinho da escola. Quando são mais velhos, esta preocupação acontece na hora que eles precisam se expor em uma apresentação”, explica Luciana. 
FIQUE ATENTA
Os níveis de timidez podem variar desde uma simples dificuldade de comunicação até uma fobia social. Para tratar o problema desde cedo, a psicopedagoga reafirma a importância deRECONHECER A TIMIDEZ JÁ NO AMBIENTE ESCOLAR. De acordo com Luciana, os principaisSINTOMAS SÃO AS MÃOS SUANDO DE NERVOSISMO, A BOCHECHA VERMELHA E A DIFICULDADE EM FAZER CONTATO VISUAL. “É preciso ficar atento quando a criança começa a sofrer para ir para a escola, se não está aproveitando mais o ambiente. Acompanhar de perto o desempenho do filho ajuda a descobrir e tratar o problema mais cedo.”
Timidez causa baixa estima e isso pode prejudicar a interação social de crianças e adolescentes. 
Dentro de casa, a profissional aconselha os pais a observarem o comportamento das crianças e incentivar atividades que permitem o desenvolvimento social e de autoconhecimento. “Geralmente, a PESSOA TÍMIDA APRESENTA UMA BAIXA AUTOESTIMA, se sente incapaz e desvalorizada diante dos outros e se sente culpada por tudo. Por isso é importante que osPAIS INCENTIVEM E ELOGIEM OS FILHOS quando eles fizerem algo sozinhos.”
COMO AJUDAR
A ATIVIDADE FÍSICA é uma ótima alternativa para incentivar as crianças tímidas. “Nos esportes de times ela é obrigada a interagir, mas isso acontece em uma ambiente descontraído e dinâmico. Ela começa a entender sua importância para o grupo por meio de uma grande brincadeira”, diz.
Esportes de grupo incentivam a interação social com diversão. 
A psicopedagoda incentiva a DOSAGEM DO TEMPO QUE O PEQUENO PASSA SOZINHOjogando. “A família precisa mostrar para a criança que outras coisas são divertidas. Se não pode brincar na rua por falta segurança, TRAZER UM AMIGO PARA CASA pode ser uma alternativa.”
De acordo com a psicopedagoga, os pais também podem TRABALHAR A TIMIDEZ NA HORA DE FALAR EM PÚBLICO. “Se o filho tem um seminário para apresentar e tem medo de falar, pode treinar com os pais, com um grupo pequeno antes de chegar o dia da apresentação.” Com crianças mais novas, Luciana indica ainda a INTERAÇÃO COM ANIMAIS de estimação, pois eles ajudam no desenvolvimento das expressões de afeto. 
Fonte: http://daquidali.com.br/conversa-de-mae/seu-filho-e-timido-saiba-como-incentivar-a-socializacao-dele/