sexta-feira, 27 de junho de 2014

Aposte em brincadeiras de festa junina com as crianças! Veja cinco


Todas trabalham criatividade, coordenação motora e o 

melhor, vínculo familiar





Mesmo em épocas de Copa do Mundo, as tradicionais festas juninas mantêm o seu espaço. E entre os pratos que fazem sucesso nas barraquinhas e as músicas que remetem a outros tempos, as brincadeiras são o ponto alto entre as crianças e podem ser um ótimo entretenimento nessas férias.
Para Maria Angela Barbato Carneiro, coordenadora do Núcleo de Cultura e Pesquisas do Brincar, da PUC-SP, esses jogos trabalham diversos aspectos importantes, como a colaboração, a manutenção da cultura, a imaginação, a coordenação motora, a sensibilização, a musicalidade e a oralidade. Ela indica cinco brincadeiras para abordar todos esses benefícios.

Bandeirinhas
Uma das atividades indicadas é fazer as famosas bandeirinhas para decorar a casa junto com as crianças. “É simples: recorte jornais e restos de papel colorido ou revistas na forma de bandeirinhas, cole-as em um barbante e enfeite a casa”. Como a produção das bandeirinhas exige um tempo, a atividade permite aumentar o vínculo entre pais e filhos, pois todos trabalham juntos. Além disso, trabalha a coordenação motora dos pequenos.
Balão seguro
Sim, balões podem ser muito perigosos e soltá-los é proibido. Há uma maneira, no entanto, de transformá-lo em uma brincadeira tranquila e segura. “Pegue uma folha inteira do jornal. Una as pontas na diagonal e enrole-as um pouquinho. Ficará igual a uma trouxinha. Coloque fogo na parte enrolada”, ensina. Ela destaca que o fogo deve ser manuseado apenas por adultos e que essa forma simples de balão só sobe até um metro e meio.
Quadrilha
Essa dança é uma das atividades mais tradicionais das festas juninas. Além de incentivar a aproximação das crianças com tradições da festa de São João, a quadrilha pode ajudar a criança na coordenação e ainda no entrosamento com as outras pessoas. Isso, porque, mesmo em dupla, o grupo todo interage. A música indicada por Maria Ângela para animar a festa é “Capelinha de Melão”.
Sorte no copo
Ficar admirando o céu para descobrir o formato das nuvens, além de ser um passatempo divertido para quando se tem tempo, trabalha com a imaginação e criatividade das crianças. Por que não fazer o mesmo com um ovo? Maria Angela conta como: “Quebre a casca e separe a clara da gema. Coloque a clara em um copo com água. Deixe no sereno em um desses dias: 12 para 13 de junho, 23 para 24 de junho, 28 para 29 de junho. A clara formará picos, aí é usar a imaginação para adivinhar o que é”..
Estrela cadente
Segundo a coordenadora da Brinquedoteca da PUC-SP, o pedido para a estrela cadente tem uma versão de festa junina. E a melhor parte é que dá pouquíssimo trabalho. “Coloque água em um copo. Corte tirinhas de papel (5 ou 6) de 5 cm de largura, por 1cm de altura. Escreva um pedido em cada uma. Enrole cada uma das tirinhas. Coloque-as em um copo com água no sereno. A que estiver aberta significa que o pedido se concretizará”, explica.

Fonte: http://daquidali.com.br/conversa-de-mae/aposte-em-brincadeiras-de-festa-junina-com-as-criancas-veja-cinco/

sexta-feira, 13 de junho de 2014

A maneira como o seu filho mastiga diz muito sobre ele, segundo estudo


Usar os dentes da frente para comer deixaria as crianças 

desobedientes e irritadas





Não consegue fazer o seu filho se comportar bem? De acordo com um novo estudo, a solução pode ser muito mais simples do que você imagina: cortar a comida em pequenos pedaços poderia ser a chave para acalmá-lo. Os especialistas acreditam que quando as crianças precisam usar os dentes da frente para comer elas ficam duas vezes mais agressivas.
Os pesquisadores da Cornell University descobriram que quando crianças entre seis e 10 anos comem pedaços grandes, que precisam ser cortados com os dentes da frente, como milho ou maçãs, elas ficam mais desobedientes e tem duas vezes mais chances de serem agressivas com outras crianças.
Para chegar a essa conclusão, 12 crianças do ensino fundamental foram observadas por dois dias durante um acampamento de verão. No primeiro dia, metade foi a um piquenique onde foi servido um frango que precisava ser comido com os dentes da frente, enquanto a outra metade foi a outro local e recebeu frangos picadinhos. No segundo dia, os grupos foram invertidos. Ambas as refeições foram filmadas e avaliadas.
Durante o período, conselheiros instruíram as crianças a ficarem dentro de um círculo. O resultado da observação foi que quem precisou comer o frango com ossos ficou mais desobediente e abandonou o círculo sem permissão com mais frequência, além de pular na mesa de jantar e fazer birra.

Fonte: http://daquidali.com.br/conversa-de-mae/a-maneira-como-o-seu-filho-mastiga-diz-muito-sobre-ele-segundo-estudo/

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Bebês choram à noite para impedir que a mãe engravide novamente, diz estudo.


Choro aumenta aos seis meses, quando os pais estão 

prontos para outra gestação





Sempre quis saber o motivo pelo qual seu bebê chora assim que você deita na cama? De acordo com pesquisadores, a razão para a birra noturna é monopolizar a sua atenção, e impedir que venha um novo bebê para dividi-la.
O novo estudo da Harvard University sugere que o choro nada mais é do que um efeito natural com razões biológicas, e que os pequenos são programados para terem toda a afeição da mãe voltada exclusivamente para eles. Deixar os pais muito cansados para uma noite romântica juntos, é uma maneira de prevenir a chegada de um irmãozinho.
Além do cansaço, os cientistas acreditam que amamentar à noite também aumenta a infertilidade pós-parto, e as noites em claro se tornam mais comuns após a segunda metade do primeiro ano de vida, quando a mãe já estaria pronta para um novo bebê.
Os biólogos dizem que essa é uma seleção natural preservada nas crianças, e que eles fazem isso porque suprimir as funções dos ovários das mamães traz benefícios para elas. O nascimento precoce de um irmão também está associado a um aumento da mortalidade infantil. Uma pausa maior entre dois filhos dá mais tempo para os pais se recuperarem dos esforços do nascimento do primogênito e faz com que ele seja mais independente e aumente suas chances de sobreviver. 

Fonte: http://daquidali.com.br/conversa-de-mae/bebes-choram-a-noite-para-impedir-que-a-mae-engravide-novamente/